Publicidade

Câmara de Arapoti aprova regras e parâmetros para estradas do município

Câmara de Arapoti aprova regras e parâmetros para estradas do município

Por:
25/06/2018 às 14h43 Atualizada em 25/06/2018 às 17h43
Câmara de Arapoti aprova regras e parâmetros para estradas do município

Com cinco emendas modificativas, os vereadores de Arapoti aprovaram na última semana em 1º turno o Projeto de Lei 1936/18, que estabelece parâmetros e regras para as estradas rurais e urbanas do município. De autoria dos vereadores Divair da Silva (PV) e Nei Ferreira (PSC), a matéria tem como objetivo regulamentar abertura, conservação, denominações, especificação técnicas e dimensões das estradas.

Segundo os autores, a regulamentação do uso e manutenção das estradas, principalmente das rurais, são quase inexistentes e pouco exploradas pela legislação municipal. “É preciso definir os parâmetros para que os limites sejam respeitados. Há caso que as plantações já invadiram as estradas rurais. Outros, que o produtor rural muda a sua cerca, e encobre a via”, justificaram os autores. “Outro benefício da regulamentação é garantir a manutenção das estradas”.

O projeto dispõe que o município deverá, gradativamente, providenciar sinalização de obstáculos do terreno, de pontos de referência, marcos quilométricos, itinerários, entre outros. A proposição estabelece ainda, em seu artigo 7º, que ninguém poderá abrir, fechar, desviar ou modificar estradas públicas sem autorização prévia da prefeitura, a qual deverá ter um cadastro de estradas rurais, com nomenclatura, numeração e destino.

O Projeto foi aprovado com cinco emendas modificativas, propostas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a fim de melhorar a redação do Projeto e não deixar lacunas para interpretações confusas.

Ao entrar em vigência, a proposição vai determinar que os trechos vicinais particulares que integrem ou vierem integrar a linha de transporte escolar serão declarados de utilidade pública, e seus proprietários deverão providenciar colocação de cercas e ‘mata-burros’ nas divisões de pastagens para que o tráfego fique livre de portão ou colchete.

Em contrapartida, o município deverá executar obras de melhorias sem cobrança de contribuição de melhorias. Nos casos de lavoura próxima às vias, principalmente as irrigadas, o proprietário ficará obrigado a abrir canais de escoamento da água, para não prejudicar a parte transitável ou dificultar o trânsito. O projeto prevê ainda multa que pode chegar ao valor de R$ 30 mil, e reintegração da área, caso a lei não seja atendida.

Para ser sancionado pela prefeita Nerilda Penna (PP), o Projeto deve ser aprovado.

 A proposta é preparar os participantes para reconhecer riscos, tomar decisões em situações de emergência e prestar atendimento adequado. Foto: Assessoria
QUALIFICAÇÃO Há 2 semanas

Adetur promove curso de Socorro em Áreas Remotas voltado à qualificação do turismo de aventura nos Campos Gerais

Capacitação será realizada nos dias 17 e 18 de outubro, na Floresta Nacional de Piraí do Sul, e terá atividades teóricas, práticas e simulações realísticas. Vagas são limitadas

Imagem Ilustrativa. Foto: Reprodução/Internet
CURIÚVA Há 2 semanas

MP cobra mudanças em delegacia da região após falhas no atendimento a vítimas de violência doméstica

Promotoria identificou demora em inquéritos, recusa na formalização de medidas protetivas e falta de atendimento presencial imediato fora do expediente em Curiúva

O encontro foi realizado nesta terça-feira (22) em parceria com o Sebrae e o Sistema Fiep. Foto: Assessoria
ESTRATÉGIA REGIONAL Há 2 semanas

AMCG reúne lideranças e articula plano para fortalecer indústria nos Campos Gerais

Encontro promovido em parceria com Sebrae e Sistema Fiep reuniu representantes de Sengés, Arapoti, Jaguariaíva e outros municípios para discutir investimentos, ações conjuntas e competitividade

Foto: Assessoria
PROGRAMAÇÃO 75 ANOS Há 3 semanas

Castrolanda celebra 75 anos com Dia da Família aberto à comunidade

Programação gratuita será realizada no dia 18 de outubro, no Parque Tecnológico, com atrações para crianças, apresentações culturais, gastronomia e atividades para toda a família

Fotos: Web Rádio Palmeira
TEMPORAL Há 4 semanas

Vendaval destelha casas e deixa rastro de destruição no Paraná

Temporal atingiu comunidades do interior de Palmeira, nos Campos Gerais, derrubou árvores e provocou danos em imóveis; Defesa Civil distribuiu lonas às famílias afetadas