Publicidade

Desfile cívico reúne cerca de 9 mil participantes

Desfile cívico reúne cerca de 9 mil participantes

Por:
11/09/2018 às 09h41 Atualizada em 11/09/2018 às 12h41
Desfile cívico reúne cerca de 9 mil participantes

A comemoração dos 196 anos da Independência do Brasil reuniu milhares de pessoas nas avenidas Antônio Cunha e Conde Francisco Matarazzo em Jaguariaíva. Quase 9 mil pessoas desfilaram e ambas avenidas ficaram tomadas pelo público. A cerimônia foi organizada pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), com o apoio de instituições, empresas e comunidade.

O prefeito municipal, Juca Sloboda (DEM), abriu o ato cívico, iniciado com o hasteamento dos pavilhões, em frente à Estação Cidadã Agente Durvalino de Azevedo (antiga Estação Ferroviária). Ao seu lado, no palanque, estiveram a primeira-dama de Jaguariaíva, Cleia Sloboda, a vice-prefeita e secretária de Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos, o delegado Dérick Moura Jorge, tenente do Corpo de Bombeiros Gilson Castro José Diniz, sargento PM Vitor Onisko, secretários municipais, vereadores, entre outras autoridades.

Com criatividade e arte, representantes de órgãos públicos, igrejas, muitas entidades, Cemei’s, escolas municipais, estaduais, particulares, enfocaram o amor à Pátria e a história do município, que completa 195 anos em 15 de setembro. Na rede de ensino municipal este ano o tema das apresentações foram os desenhos infantis clássicos, que fazem parte do imaginário do brasileiro.

Comerciantes e indústrias demonstraram ao público um pouco do trabalho realizado e divulgaram a capacidade produtiva e sua colaboração com o desenvolvimento econômico e social do município.

Entre os destaques também estiveram as fanfarras como a Fanfarra Municipal de Jaguariaíva, junto às fanfarras e bandas marciais estudantis dos colégios Rodrigues Alves, Nilo Peçanha, Padre Anchieta, Olavo Bilac, além de fanfarra da Igreja do Evangelho Puro, do Clube dos Desbravadores (Igreja Adventista) e da Guarda Mirim de Itararé. Coreografias de colégios e grupos de dança, além de performances rápidas como a dos ciclistas e motociclistas, também chamaram a atenção dos presentes.

Representando as Forças Armadas estiveram em Jaguariaíva os militares 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de Castro (32 soldados), também encantando o público com seus trajes, marcha e disciplina.

Além de todo o espetáculo visto na avenida, no entorno e nas concentrações da entrada dos grupos houve toda uma estrutura de saúde, segurança, logística e organização. Servidores do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), por exemplo, disponibilizaram banheiros químicos e distribuíram mais de 9 mil copos de água para a população, enquanto que profissionais da Secretaria Municipal de Saúde ficaram de prontidão em um ponto de atendimento de emergências.

 A proposta é preparar os participantes para reconhecer riscos, tomar decisões em situações de emergência e prestar atendimento adequado. Foto: Assessoria
QUALIFICAÇÃO Há 2 semanas

Adetur promove curso de Socorro em Áreas Remotas voltado à qualificação do turismo de aventura nos Campos Gerais

Capacitação será realizada nos dias 17 e 18 de outubro, na Floresta Nacional de Piraí do Sul, e terá atividades teóricas, práticas e simulações realísticas. Vagas são limitadas

Imagem Ilustrativa. Foto: Reprodução/Internet
CURIÚVA Há 2 semanas

MP cobra mudanças em delegacia da região após falhas no atendimento a vítimas de violência doméstica

Promotoria identificou demora em inquéritos, recusa na formalização de medidas protetivas e falta de atendimento presencial imediato fora do expediente em Curiúva

O encontro foi realizado nesta terça-feira (22) em parceria com o Sebrae e o Sistema Fiep. Foto: Assessoria
ESTRATÉGIA REGIONAL Há 2 semanas

AMCG reúne lideranças e articula plano para fortalecer indústria nos Campos Gerais

Encontro promovido em parceria com Sebrae e Sistema Fiep reuniu representantes de Sengés, Arapoti, Jaguariaíva e outros municípios para discutir investimentos, ações conjuntas e competitividade

Foto: Assessoria
PROGRAMAÇÃO 75 ANOS Há 3 semanas

Castrolanda celebra 75 anos com Dia da Família aberto à comunidade

Programação gratuita será realizada no dia 18 de outubro, no Parque Tecnológico, com atrações para crianças, apresentações culturais, gastronomia e atividades para toda a família

Fotos: Web Rádio Palmeira
TEMPORAL Há 4 semanas

Vendaval destelha casas e deixa rastro de destruição no Paraná

Temporal atingiu comunidades do interior de Palmeira, nos Campos Gerais, derrubou árvores e provocou danos em imóveis; Defesa Civil distribuiu lonas às famílias afetadas