Publicidade

Municípios da AMCG recebem R$ 800 mil para investir em Esportes

Municípios da AMCG recebem R$ 800 mil para investir em Esportes

Por:
24/09/2018 às 17h50 Atualizada em 24/09/2018 às 20h50
Municípios da AMCG recebem R$ 800 mil para investir em Esportes

Os prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) receberam na manhã da última sexta-feira (21) recursos para serem investidos na área do Esporte. Os 19 municípios devem receber cerca de R$ 800 mil referente a Lei Pelé. A liberação foi realizada pelo secretário estadual do Esporte e Turismo, João Barbiero durante reunião ordinária dos prefeitos da AMCG realizada no município de Palmeira.

“Este recurso foi de um encaminhamento realizado junto ao Poder Judiciário. Nós enquanto secretaria pedimos uma análise da liberação de um recurso que estava em juízo de 2005 a 2008. Ninguém acreditava mais nele”, explicou o secretário, exaltando a conquista.

Continua após a publicidade

Barbiero ressaltou que a região dos Campos Gerais foi a primeira que teve liberado o depósito. “São R$ 0,89 por habitante para ser investido no Esporte”, destaca, lembrando que cada prefeito decide onde o valor será investido. O presidente da AMCG, prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda (DEM) ressaltou a importância de estudos dentro de uma Secretaria para verificar o que pode ser feito a favor dos municípios. Em Jaguariaíva, os valores já tem destino certo, o projeto Agita Jaguariaíva, que já vem beneficiando a população.

Além da liberação do recurso, Barbiero destacou os kits esportivos liberados para as escolas estaduais. O secretário solicitou que os prefeitos listem as escolas em seus municípios para poderem receber esses kits.

Já na área do turismo, Barbiero voltou a falar sobre a concessão dos Parques Estaduais da região, Vila Velha, do Guartelá e do Monge, na Lapa. Conforme o secretário, a empresa que sinalizou interesse na concessão é a mesma que atua no Parque das Cataratas. “Isso vai significar o crescimento do turismo em toda região”, disse.

Continua após a publicidade

Também sobre crescimento, o consultor do Sebrae Marlon Faria da Rosa esteve na reunião da AMCG convidando prefeitos e representantes para participar do Comitê Territorial dia Campos Gerais. Em funcionamento desde o último ano, o comitê tem como função a de discutir formas de como atrair mais negócios e gerar mais recursos para os municípios. “Quanto mais empresas, mais dinheiro circula. É um assunto de extrema importância”, explica. De acordo com o consultor, um dos temas debatidos pelo Comitê é a inovação. “Subimos cinco pontos conforme último levantamento. Isso é bom. Mas de 120 posições, o Brasil ainda ocupa a 64”, relata.

Além de Barbiero e do consultor do Sebrae, o secretário de Cultura, patrimônio e relações públicas de Palmeira, Waldir Joanassi, que exerce o cargo de coordenador da AMCG Cultura expôs as ações que estão sendo realizadas em seu município e na região. Em Palmeira, Joanassi destacou a revitalização do Cine Teatro Municipal, que breve deverá receber novamente os palmeirenses e turistas para espetáculos. Já na AMCG Cultura, o coordenador destacou o resgate da identidade regional, como o projeto Sabores desenvolvido recentemente, e que ainda está rendendo ações nos municípios. “Estamos fazendo um estudo da legislação cultural nos municípios quanto ao patrimônio”, explicou, lembrando que a ideia é que outros pratos, assim como o Pão no Bafo, sejam tombados como patrimônio imaterial.

 

Continua após a publicidade

Ainda na pauta da reunião, assuntos dos Consórcios Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaude) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (CimSamu).

Do CimSaude, os prefeitos aprovaram a inclusão no estatuto de serviços relacionados a cirurgias de pequeno e médio porte para uso de recurso liberado pelo Ministério de Saúde por meio da portaria 3994/2017. “Ficou acordado que 70% do valor será utilizado para cirurgias eletivas e 30% para exames”, explica a diretora executiva do Consórcio, Pâmela Holleben, justificando pela demanda reprimida verificada nos municípios, principalmente na área ginecológica e ortopédica.

O show acontece no próximo dia 23 de junho, às 20h30, no Centro Estudantil de Arapoti. - Foto Divulgação
STAND-UP COMEDY Há 3 dias

Tubinho retorna a Arapoti com espetáculo “Tubinho só para maiores”

A expectativa da organização é de casa cheia. Segundo os organizadores, todas as apresentações do artista na região costumam registrar grande procura, e os ingressos para o evento em Arapoti já estão nos últimos lotes.

Família paranaense pinta a própria casa em clima de copa — Foto: Paulo Roberto Martins/RPC
PAIXÃO NA VEIA Há 1 semana

'Se os OVNIs caem no Brasil, a Copa também pode': família cria mural inusitado para torcer pelo hexa nos Campos Gerais

Inspirada por um suposto avistamento de OVNI no Paraná, família de Ponta Grossa transformou a fachada da casa em uma mistura de futebol, criatividade e bom humor para entrar no clima da Copa do Mundo

Nova espécie de molusco é descoberta no Paraná em fóssil mais antigo que os dinossauros — Foto: André Packer/UEPG
DESCOBERTA HISTÓRICA Há 2 semanas

Mais antiga que os dinossauros: nova espécie de animal é descoberta nos Campos Gerais

Nova espécie de molusco encontrada em Ponta Grossa foi nomeada de Actinopteria grahni, em homenagem a professor falecido. Descoberta pode gerar interesse para o setor produtivo.

Uma das empresas mais afetadas na região foi a BrasPine. Foto: Divulgação
EFEITO TRUMP Há 3 semanas

Demissões, cortes e incerteza: nova tarifa de Trump preocupa empresas dos Campos Gerais

Há menos de um ano, empresas da região cortaram centenas de postos de trabalho após tarifas impostas pelos Estados Unidos. Agora, uma nova taxação de 25% volta a acender o sinal de alerta

Foto: Divulgação.
CAMPOS GERAIS Há 4 semanas

Jaguariaíva intensifica ações de fortalecimento da Saúde Mental no município

Atividades envolvem capacitações técnicas, seminários e ações de educação permanente direcionadas aos profissionais da rede pública de saúde e educação