Publicidade

Alunos da rede pública municipal se destacam em importantes concursos educativos

Alunos da rede pública municipal se destacam em importantes concursos educativos

Por:
20/11/2018 às 17h16 Atualizada em 20/11/2018 às 19h16
Alunos da rede pública municipal se destacam em importantes concursos educativos

Em reconhecimento ao empenho de alunos e professores orientadores que tiveram destaque em três tipos de concursos educativos neste ano, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) promoveu na terça-feira (20), na Escola Municipal Prefeito Aristides Soares, uma cerimônia de premiação.

Pais e responsáveis, professores e alunos assistiram no ginásio de esportes da escola à entrega de certificados em premiações da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), Projeto Vamos Ler e Agrinho. Antes da certificação, deixaram mensagens ao público a vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos (PP), o diretor do Jornal da Manhã e Portal A Rede, Eloir Rodrigues, a diretora escolar Lucia Helena Santos e a diretora de Educação, Andreia Valentim.

Alcione Lemos parabenizou os vencedores e destacou que na rede municipal de ensino são firmadas parcerias para desenvolvimento de projetos que oferecem vivências pedagógicas diferenciadas.

“Cada projeto tem um encaminhamento, mas todos visam o desenvolvimento integral de nossos alunos”, disse Alcione. A diretora de Educação, Andreia Valentim, acrescentou que esses projetos têm potencializado os ensinamentos em sala de aula e ajudado o município a atingir altos índices de desenvolvimento educacional como o Ideb.

Entre as premiações do dia estiveram as da OBA, concurso que a Escola Prefeito Aristides Soares prestigia desde 2013. Segundo a diretora Lucia Helena, em todos os anos as crianças têm apresentado ótimos resultados no evento, destacando-se entre alunos de todo o Brasil.

As medalhas da OBA deste ano foram conquistadas pelos alunos Thayla Francine de Andrade de França (prata), Lukas Gabriel Labres de Almeida (bronze) e Maria Eduarda de Souza Cardoso (bronze). Já nesta edição do Agrinho houve trabalhos selecionados para participação, diferente do ano passado, quando Jaguariaíva chegou às finais.

 

Dois alunos jaguariaivenses estão entre os vencedores da região no concurso do Projeto Vamos Ler Geração Digital. São eles Paola Marcely Paes dos Santos, da Escola Municipal Antônio Fanchin, e Bruna Eloisa Vieira Sampaio, da Escola Municipal Prefeito Aristides Soares. As categorias foram Melhor Texto e Melhor Fotografia.

O Vamos Ler Geração Digital é um projeto do Portal A Rede e Jornal da Manhã que incentiva o uso do jornal no processo de ensino-aprendizagem. As turmas participam de blogs, são protagonistas de notícias sobre atividades escolares e colaboram na produção de textos e fotos ligadas ao projeto.

Segundo o diretor do jornal responsável, Eloir Rodrigues, a cidade de Jaguariaíva têm tido destaque no projeto, que entre seus objetivos tem a missão de despertar a cidadania entre os alunos. “Com este projeto e atuação dos professores, a partir de uma simples notícia de jornal, conseguimos ampliar a discussão de temas importantes e procuramos despertar o senso crítico nas crianças”, disse.

Escolas de Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Tibagi, Piraí do Sul, Imbituva e Teixeira Soares também participam do Projeto Valos Ler. Na cerimônia de premiações em Jaguariaíva nesta terça também esteve o coordenador do Projeto Vamos Ler, Diego Tchmolo.

 A proposta é preparar os participantes para reconhecer riscos, tomar decisões em situações de emergência e prestar atendimento adequado. Foto: Assessoria
QUALIFICAÇÃO Há 2 semanas

Adetur promove curso de Socorro em Áreas Remotas voltado à qualificação do turismo de aventura nos Campos Gerais

Capacitação será realizada nos dias 17 e 18 de outubro, na Floresta Nacional de Piraí do Sul, e terá atividades teóricas, práticas e simulações realísticas. Vagas são limitadas

Imagem Ilustrativa. Foto: Reprodução/Internet
CURIÚVA Há 2 semanas

MP cobra mudanças em delegacia da região após falhas no atendimento a vítimas de violência doméstica

Promotoria identificou demora em inquéritos, recusa na formalização de medidas protetivas e falta de atendimento presencial imediato fora do expediente em Curiúva

O encontro foi realizado nesta terça-feira (22) em parceria com o Sebrae e o Sistema Fiep. Foto: Assessoria
ESTRATÉGIA REGIONAL Há 2 semanas

AMCG reúne lideranças e articula plano para fortalecer indústria nos Campos Gerais

Encontro promovido em parceria com Sebrae e Sistema Fiep reuniu representantes de Sengés, Arapoti, Jaguariaíva e outros municípios para discutir investimentos, ações conjuntas e competitividade

Foto: Assessoria
PROGRAMAÇÃO 75 ANOS Há 3 semanas

Castrolanda celebra 75 anos com Dia da Família aberto à comunidade

Programação gratuita será realizada no dia 18 de outubro, no Parque Tecnológico, com atrações para crianças, apresentações culturais, gastronomia e atividades para toda a família

Fotos: Web Rádio Palmeira
TEMPORAL Há 4 semanas

Vendaval destelha casas e deixa rastro de destruição no Paraná

Temporal atingiu comunidades do interior de Palmeira, nos Campos Gerais, derrubou árvores e provocou danos em imóveis; Defesa Civil distribuiu lonas às famílias afetadas