Publicidade

Prefeitura emite nota informativa sobre o desabastecimento de água em Ibaiti

Prefeitura emite nota informativa sobre o desabastecimento de água em Ibaiti

Por:
22/10/2019 às 16h02 Atualizada em 22/10/2019 às 19h02
Prefeitura emite nota informativa sobre o desabastecimento de água em Ibaiti

Frente a situação vivenciada nos últimos dias na cidade de Ibaiti, referente ao desabastecimento de água, por conta da forte estiagem, a Prefeitura Municipal, através de seu gestor, o Prefeito Antonely Carvalho, vem se pronunciar e esclarecer os fatos:

A Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores e a empresa Sanepar vem a vários meses discutindo medidas visando o aumento da captação de água para consumo da população de Ibaiti, fato este que, no dia 11 de outubro de 2019, ocorreu uma licitação pela Sanepar com objetivo de perfurar mais um poço artesiano com a finalidade de aumentar a capacidade de fornecimento de água potável a nossa população. Ocorre que, por falta de empresa interessada, a licitação deu DESERTA.

Frente a situação de estiagem, que permanece por mais de 170 (cento e setenta) dias sem chuvas consideráveis no município de Ibaiti, a captação de água se encontra deficitária, operando apenas com a metade da sua capacidade, o que está acarretando alguns desabastecimentos na cidade.

Diante disso, a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, e o Ministério Público local, agendaram uma reunião com a Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar junto a 2ª Promotoria de Justiça desta Comarca, que aconteceu no dia 21 de outubro de 2019, às 14:00 horas, no fórum Des. Hugo Simas, nesta cidade.

Em referida reunião, que contou com a presença do Prefeito Municipal Dr. Antonely Carvalho, o Presidente da Câmara Municipal Sidinei Robis, a Diretora do Meio Ambiente do Município de Ibaiti Viviane Chueiri, e o Diretor Regional da Sanepar, o Sr Joarez Wolz, ficou acordado que a Sanepar, de forma emergencial, iniciará a perfuração de mais um poço para capacitação de agua dentro da estação de tratamento existente nesta cidade, colocando-o em funcionamento o mais breve possível. Também ficou compromissado que, paralelamente, prosseguirá o processo licitatório que deu deserto, para perfuração de outro poço para captação de água.

Desta forma, o Diretor Regional da Sanepar, Sr. Joarez Wolz, que pronunciou em nome da Cia, disse que em um curto período de tempo a Sanepar estará com mais dois (02) poços para captação de água em funcionamento no município de Ibaiti, e assim espera resolver a situação do desabastecimento na cidade.

Na ocasião, foram discutidas outras questões relacionadas a captação de água, tais como: fiscalização do desmatamento em nascentes, reflorestamento dos mananciais, etc...

Assim, visando informar toda a polução Ibaitiense, que se encontra aflita com a situação do desabastecimento de água, esclarecemos que as autoridades locais já estão trabalhando para que o abastecimento de água nas residências e todos os estabelecimentos comerciais se normalizem rapidamente.

Imagem Ilustrativa. Foto: Kainan Lucas/ Ric RECORD.
ALERTA MÁXIMO Há 6 dias

Mesmo com sol, Wenceslau Braz e região seguem em alerta vermelho nesta sexta-feira

Região do Norte Pioneiro está sob três alertas do INMET; aviso mais severo prevê chuva acima de 100 mm, ventos superiores a 100 km/h e granizo

Imagem Ilustrativa. Foto: Reprodução/Internet
ALERTA MÁXIMO Há 1 semana

Wenceslau Braz e região entram em alerta vermelho para tempestades com ventos acima de 100 km/h

Alerta de nível máximo emitido pelo INMET prevê chuva superior a 60 mm por hora, acumulados acima de 100 mm e queda de granizo nesta quinta-feira (10); alerta inclui todo o Norte Pioneiro

Um dos pontos mais afetados pelo temporal em Wenceslau Braz foi a Avenida Avelino Vieira, uma das principais vias da cidade. Foto Redes Sociais
SEGUNDO DIA SEGUIDO Há 2 semanas

Temporal arranca árvores, interdita avenida e deixa bairros sem energia em Wenceslau Braz

Fortes rajadas de vento atingiram Wenceslau Braz na noite desta segunda-feira (31), derrubaram árvores na Avenida Avelino Vieira e provocaram falta de energia em diferentes regiões da cidade

Marcos Barbosa foi condenado a 18 anos de prisão em novo júri. Foto: Reprodução/Tribunal do Júri de Wenceslau Braz
NOVE ANOS NA JUSTIÇA Há 4 semanas

Crime de 2017 termina com ex-policial militar condenado a 18 anos por matar jovem em Santana do Itararé

Adinan de Oliveira lutou pela vida durante 11 dias após ser brutalmente agredido por dois homens; caso já havia sido julgado em 2019, mas uma reviravolta no STJ levou um dos acusados novamente ao banco dos réus e terminou em nova condenação

Foto: Lucas Fermin/SEED
VAGAS ABERTAS Há 1 mês

PSS da Educação abre oportunidades para professores em Wenceslau Braz e região

Processo seletivo prevê mais de 30 mil contratações em todo o Paraná, com vagas nos 32 Núcleos Regionais de Educação; salários chegam a R$ 6,9 mil