Ivan Lelis Bonilha, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), tomará posse como presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) no dia 6 de março, durante solenidade na sede do Tribunal de Contas da União, em Brasília. Ele comandará a instituição de ensino e pesquisa do sistema brasileiro de controle externo do gasto público no biênio 2018-2019. A cerimônia de posse da diretoria do IRB será realizada às 14h do dia 6, no Auditório Pereira Lira, na sede do TCU.
Bonilha foi eleito por unanimidade, durante o 29º Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, realizado em novembro passado, em Goiânia. Ele substituirá o conselheiro Sebastião Helvecio (TCE-MG), que presidiu a entidade no biênio 2016-2017 e será vice-presidente de Relações Institucionais na próxima gestão. Conhecido como a "casa do conhecimento" do sistema, o IRB congrega os 33 TCs brasileiros - da União, dos Estados, do Distrito Federal e de Municípios.
O IRB é uma associação civil de estudos e pesquisas, responsável por realizar capacitações, seminários, encontros e debates. Seu principal foco é aprimorar as atividades exercidas nos Tribunais de Contas brasileiros. Também cabe ao instituto apurar a organização, os métodos e procedimentos de controle externo e interno, para promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos serviços dos TCs.
Depois de 17 anos, um paranaense voltará a comandar o IRB. Em 2000, a entidade foi presidida pelo conselheiro João Féder, já falecido, que foi um dos fundadores do IRB.
Além de ser uma personalidade no cenário paranaense, Bonilha é motivo de orgulho para W. Braz. Nascido em Maringá, o conselheiro passou parte de sua infância no município brazense, até partir para Curitiba durante sua adolescência. Em 2015 foi homenageado na Câmara dos Vereadores de Wenceslau, recebendo título de cidadão honorário.