Publicidade

Depois de um mês de estiagem chuvas voltam à região neste final de semana

Previsões apontam chuvas de até 56mm e queda brusca de até 15°C na temperatura a partir de domingo

Por: DAVI MARTINS Fonte: DA REDAÇÃO
19/09/2025 às 16h23 Atualizada em 19/09/2025 às 17h22
Depois de um mês de estiagem chuvas voltam à região neste final de semana
Imagem Ilustrativa. Foto: Reprodução/Internet

DA REDAÇÃO - FOLHA EXTRA

Uma longa estiagem incomoda o Norte Pioneiro há dias. Algumas cidades estão há mais de um mês sem chuvas, mas isso estás prestes a mudar. A primavera começa na próxima segunda-feira (22), e vem acompanhada de uma mudança drástica no clima da região. Previsões apontam chuvas intensas e queda na temperatura para todas as cidades da região a partir deste final de semana.

ATENÇÃO: Faça parte da nossa comunidade no Facebook e veja nossas notícias em primeira mão, acesse aqui e siga nossa página.

O período de seca tem sido difícil em toda a região. Queimadas em vegetação, problemas de saúde, como tosse e respiração prejudicada, rios e riachos secando e outras dificuldades se tornaram rotina na maioria das cidades. Em Santo Antônio da Platina, por exemplo, que já está há mais de 26 dias sem chuva, quase todo dia o Corpo de Bombeiros é acionado para apagar incêndios ambientais.

Na última terça-feira (16), um incêndio de grandes proporções queimou cerca de 5 mil m² do Morro do Sabão. Nesta quinta-feira (18), um outro incêndio destruiu um ponto de reciclagem próximo à cidade, deixando um cenário “de guerra”, com veículos queimados, o local destruído e animais mortos.

Os hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região registraram um aumento significativo de pacientes com alergias, tosses, dificuldades na respiração, desidratação e outros problemas de saúde relacionados ao longo período sem chuva. Em Cambará, por exemplo, já se fazem 52 dias desde a última chuva acima de 1mm.

Esse cenário desgastante tem sido um grande problema para toda a região. Trabalhadores que atuam nas ruas ou áreas externas notam a dificuldade em manter o rendimento, inclusive pelo fato de que, além da falta de chuvas, as temperaturas estão elevadas em todas as cidades. Nesta quinta-feira, a média de temperatura na região é de 30°C, segundo o Google Clima.

Mas este cenário que já se torna algo crítico está prestes a mudar. A próxima segunda-feira marca a chegada da primavera, uma estação com clima mais suave, enfeitada pelas flores. Com a chegada da estação, os sistemas de meteorologia apontam que chuvas intensas serão registradas em todas as cidades do Norte Pioneiro, e a temperatura começará a cair na próxima semana.

A menor quantidade de chuva prevista para a segunda-feira é de 27.2mm, na cidade de Japira, enquanto o maior acumulado deve ser registrado em Santana do Itararé, com 56.7mm – pelo menos é isso que apontam as previsões do Sistema de Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Os maiores acumulados, além de Santana do Itararé, serão registrados nas cidades de São José da Boa Vista, onde deve chover até 53mm, Wenceslau Braz, com previsão de 49.2mm de chuva, Siqueira Campos, com 48.9mm e Curiúva, onde a chuva pode atingir até 47.4mm. Nestas cidades, uma leve garoa deve ser registrada no domingo, exceto em Curiúva, que poderá registrar até 10mm neste dia.

De acordo com as previsões, até mesmo os menores acumulados são altos, ainda mais quando relacionados com a seca das últimas semanas. Além de Japira, que terá 27.2mm de chuva, Jaboti poderá registrar até 29.6mm, enquanto Santo Antônio da Platina pode ter chuva de até 30.2mm, assim como em Bandeirantes. Em Ribeirão do Pinhal, pode chover até 30.6mm.

Nas demais cidades da região, como Andirá, Carlópolis, Cornélio Procópio, Ibaiti, Jacarezinho Joaquim Távora, Pinhalão, Tomazina e outras cidades que compõem o Norte Pioneiro, os acumulados variam entre 31,2mm e 46,7mm.

Além da chuva intensa, a partir da segunda-feira, a temperatura terá uma queda significativa em toda a região. Segundo dados do Simepar, as máximas devem cair entre 10°C e 15°C, uma mudança significativa, tendo em vista que esta semana foi marcada por temperaturas próximas e acima dos 30°C.

Imagem Ilustrativa. Foto: Kainan Lucas/ Ric RECORD.
ALERTA MÁXIMO Há 6 dias

Mesmo com sol, Wenceslau Braz e região seguem em alerta vermelho nesta sexta-feira

Região do Norte Pioneiro está sob três alertas do INMET; aviso mais severo prevê chuva acima de 100 mm, ventos superiores a 100 km/h e granizo

Imagem Ilustrativa. Foto: Reprodução/Internet
ALERTA MÁXIMO Há 7 dias

Wenceslau Braz e região entram em alerta vermelho para tempestades com ventos acima de 100 km/h

Alerta de nível máximo emitido pelo INMET prevê chuva superior a 60 mm por hora, acumulados acima de 100 mm e queda de granizo nesta quinta-feira (10); alerta inclui todo o Norte Pioneiro

Um dos pontos mais afetados pelo temporal em Wenceslau Braz foi a Avenida Avelino Vieira, uma das principais vias da cidade. Foto Redes Sociais
SEGUNDO DIA SEGUIDO Há 2 semanas

Temporal arranca árvores, interdita avenida e deixa bairros sem energia em Wenceslau Braz

Fortes rajadas de vento atingiram Wenceslau Braz na noite desta segunda-feira (31), derrubaram árvores na Avenida Avelino Vieira e provocaram falta de energia em diferentes regiões da cidade

Marcos Barbosa foi condenado a 18 anos de prisão em novo júri. Foto: Reprodução/Tribunal do Júri de Wenceslau Braz
NOVE ANOS NA JUSTIÇA Há 4 semanas

Crime de 2017 termina com ex-policial militar condenado a 18 anos por matar jovem em Santana do Itararé

Adinan de Oliveira lutou pela vida durante 11 dias após ser brutalmente agredido por dois homens; caso já havia sido julgado em 2019, mas uma reviravolta no STJ levou um dos acusados novamente ao banco dos réus e terminou em nova condenação

Foto: Lucas Fermin/SEED
VAGAS ABERTAS Há 1 mês

PSS da Educação abre oportunidades para professores em Wenceslau Braz e região

Processo seletivo prevê mais de 30 mil contratações em todo o Paraná, com vagas nos 32 Núcleos Regionais de Educação; salários chegam a R$ 6,9 mil