19°C 27°C
Wenceslau Braz, PR
Publicidade

Premiação Queijos do Paraná inicia preparativos para segunda edição

Segunda edição da competição deve ser lançada oficialmente em 18 de setembro, com expectativa de 600 produtos participantes

11/07/2024 às 16h17
Por: Da Redação Fonte: DA REDAÇÃO COM AEN
Compartilhe:
Legenda: Premiação Queijos do Paraná inicia preparativos para segunda edição – Fonte: AEN
Legenda: Premiação Queijos do Paraná inicia preparativos para segunda edição – Fonte: AEN

A excelência e a diversidade da produção de queijos terão novamente destaque no estado do Paraná, agora, na segunda edição do Prêmio Queijos do Paraná. A confirmação da segunda edição da competição ocorreu nesta quarta-feira (10), na sede do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde detalhes da iniciativa foram apresentados a 50 entidades públicas e privadas, potenciais apoiadores da premiação.

Promovido pelo FAEP/SENAR-PR, Sebrae-PR, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Sindileite-PR, o Prêmio Queijos do Paraná visa divulgar a qualidade e valorizar os derivados lácteos produzidos no estado. A segunda edição será lançada oficialmente em 18 de setembro, em um evento que será realizado no Mercado Municipal de Curitiba.

"O Prêmio Queijos do Paraná alavancou o setor queijeiro do Estado. Por isso, decidimos continuar promovendo uma segunda edição, sempre com a preocupação de não ser só um evento de premiação, mas uma iniciativa de desenvolvimento do setor, a partir de ações técnicas, focadas inclusive em questões legais e sanitárias”, afirmou Ronei Volpi, assessor do Sistema FAEP/SENAR-PR e idealizador da iniciativa.

Continua após a publicidade
Anúncio

A segunda edição começará maior, com o evento de premiação, em 2025, se estendendo por três dias. Nesse período, ocorrerão eventos técnicos, julgamento e premiação de queijos, além de uma feira de produtores de todo o Paraná. A expectativa, de acordo com a organização do evento, é de que haja cerca de 600 produtos inscritos, superando a edição deste ano, que alcançou 450.

O Prêmio Queijos do Paraná não se restringirá aos três dias de premiação. As entidades promotoras e os parceiros realizarão diversas ações voltadas ao desenvolvimento do setor lácteo, qualificando produtores de leite, produtores artesanais de queijo e indústrias lácteas, além de técnicos e jurados. Assim como na primeira edição, essas ações devem impulsionar a formalização e profissionalização de queijeiros e queijarias em todo o estado.

Uma novidade é o Concurso Excelência em Muçarela, que escolherá o melhor queijo dessa família em sua utilização na culinária. O produto será julgado como ingrediente de uma pizza, avaliando-se características técnicas como fatiabilidade, elasticidade, derretimento e gordura livre da muçarela, e as características sensoriais do produto em uma pizza. A expectativa é de que 80 queijeiros e/ou indústrias se inscrevam nessa modalidade.

Todo esse esforço se justifica pela importância da cadeia produtiva. O Paraná tem produção de leite em todos os seus 399 municípios e é o segundo maior produtor de leite do país, com 13 milhões de litros/dia, dos quais 6 milhões são destinados à fabricação de queijos. Este derivado, além de ter valor nutricional, agrega valor à matéria-prima, fortalecendo o setor e gerando empregos e renda.

Na primeira edição, o Prêmio Queijos do Paraná acumulou números expressivos. Foram 450 queijos inscritos, dos quais 291 foram habilitados a participar do concurso. No total, produtores de 90 queijarias de 75 municípios participaram da disputa. Foram premiados 88 queijos: 28 com medalha de bronze, 30 com prata e 30 com ouro. Os medalhistas de ouro se classificaram para uma disputa final, que terminou com a seleção de dez produtos condecorados com a medalha super ouro.

Todo esse esforço concentrado a realização de mais uma edição da competição, se justifica pela importância da cadeia produtiva. Segundo os organizadores da premiação, há produção de leite em todos os 399 municípios do Paraná, fazendo com que o estado seja o segundo maior produtor de leite do país.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.