Publicidade

Apae desenvolve projeto de inclusão e população pode ajudar a realizar sonhos

Apae desenvolve projeto de inclusão e população pode ajudar a realizar sonhos

Por:
17/09/2019 às 13h36 Atualizada em 17/09/2019 às 16h36
Apae desenvolve projeto de inclusão e população pode ajudar a realizar sonhos

No dia a dia, muitas coisas acabam passando despercebidas para as pessoas de tão simples e cotidianas que elas são, como tomar um banho, pentear o cabelo, escolher o look do dia e até mesmo comprar ou pagar contas. Porém, o que para muita gente é algo simples e normal, para algumas pessoas é uma grande conquista e motivo de orgulho. É o que tem acontecido entre os alunos da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Wenceslau Braz.

Tudo começou quando, em uma reunião entre representantes de escolas da região, a professora Adriana Cristina Ferreira achou um projeto interessante e viu potencial para adaptá-lo na realidade de seus alunos da Apae. “A princípio tratava-se de um projeto voltado a diminuição da evasão escolar, mas acabei observando que com uma adaptação aqui e outra ali poderia trazer muitos benefícios aos nossos alunos”, conta a professora.

Com isso, surgiu o “Meu dinheirinho” que é uma espécie de bonificação aos alunos por cumprirem com seu cronograma de atividades na escola e em casa. “Nós criamos um dinheirinho simbólico. Aí temos uma tabela onde eles têm uma bonificação por tarefa cumprida como a higiene pessoal, alimentação, uso do banheiro, comportamento, participação nas tarefas pedagógicas e atendimento técnico, entre outras”, explica.

Além da novidade promover melhoras no comportamento e interação dos alunos na escola, o método também contribui para que os alunos tenham uma noção básica de cálculo e proporção. “A gente busca trabalhar também a questão abstrata como, por exemplo, uma nota de cinco reais vale mais do que quatro de um, pois eles acabam tendo uma dificuldade nessa assimilação. Aí o projeto tem contribuído com o desenvolvimento deles nesse sentido e também na área dos cálculos”, relata a professora.

O projeto em si é bem simples, mas, de acordo com a professora, tem envolvido bastante os alunos. “Eles têm se dedicado bastante, fazem as tarefas para ganharem o dinheiro e já projetam o que querem comprar, isso acaba tendo um aspecto inclusivo para os alunos”, comenta.

 

PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

 

Não é à toa que os alunos estão entusiasmados com o projeto que, além do aspecto educacional e inclusivo, ainda tem um âmbito solidário para realizar sonhos, como conta Adriana. “Todos esses alunos tem um sonho, muitos bem simples, mas que gostariam muito de realizar. Com isso, veio a ideia de unir o projeto ‘Meu dinheirinho’ com a realização de um bazar onde eles irão poder gastar o valor que arrecadaram durante o semestre comprando aquilo que eles tanto querem”, explica.

Uma caixa de som com pendrive, aparelho celular ou um conjunto de roupa. Vários são os desejos dos alunos da Apae e a população pode participar entrando em contato com a instituição e doando objetos em bom estado que podem fazer a alegria dos estudantes. “Quem puder ajudar basta nos procurar, as vezes pode ser que a pessoa tenha em sua casa um objeto que não utilize mais e aqui para estes alunos vai proporcionar uma alegria enorme. Além disso, em alguns casos, estes objetos podem ajudar bastante os alunos e suas famílias”, comenta.

Imagem Ilustrativa. Foto: Kainan Lucas/ Ric RECORD.
ALERTA MÁXIMO Há 6 dias

Mesmo com sol, Wenceslau Braz e região seguem em alerta vermelho nesta sexta-feira

Região do Norte Pioneiro está sob três alertas do INMET; aviso mais severo prevê chuva acima de 100 mm, ventos superiores a 100 km/h e granizo

Imagem Ilustrativa. Foto: Reprodução/Internet
ALERTA MÁXIMO Há 1 semana

Wenceslau Braz e região entram em alerta vermelho para tempestades com ventos acima de 100 km/h

Alerta de nível máximo emitido pelo INMET prevê chuva superior a 60 mm por hora, acumulados acima de 100 mm e queda de granizo nesta quinta-feira (10); alerta inclui todo o Norte Pioneiro

Um dos pontos mais afetados pelo temporal em Wenceslau Braz foi a Avenida Avelino Vieira, uma das principais vias da cidade. Foto Redes Sociais
SEGUNDO DIA SEGUIDO Há 2 semanas

Temporal arranca árvores, interdita avenida e deixa bairros sem energia em Wenceslau Braz

Fortes rajadas de vento atingiram Wenceslau Braz na noite desta segunda-feira (31), derrubaram árvores na Avenida Avelino Vieira e provocaram falta de energia em diferentes regiões da cidade

Marcos Barbosa foi condenado a 18 anos de prisão em novo júri. Foto: Reprodução/Tribunal do Júri de Wenceslau Braz
NOVE ANOS NA JUSTIÇA Há 4 semanas

Crime de 2017 termina com ex-policial militar condenado a 18 anos por matar jovem em Santana do Itararé

Adinan de Oliveira lutou pela vida durante 11 dias após ser brutalmente agredido por dois homens; caso já havia sido julgado em 2019, mas uma reviravolta no STJ levou um dos acusados novamente ao banco dos réus e terminou em nova condenação

Foto: Lucas Fermin/SEED
VAGAS ABERTAS Há 1 mês

PSS da Educação abre oportunidades para professores em Wenceslau Braz e região

Processo seletivo prevê mais de 30 mil contratações em todo o Paraná, com vagas nos 32 Núcleos Regionais de Educação; salários chegam a R$ 6,9 mil