Publicidade

Caso Gabriel Ganley: reportagem expõe incentivo de Leo Stronda ao uso de anabolizantes

Após a repercussão da matéria, Leo Stronda utilizou suas redes sociais para comentar o caso e reconheceu que se arrepende da postura que teve na época e afirmou que considera ter falhado com o amigo

Por: DAVI MARTINS Fonte: LEO DIAS
01/06/2026 às 16h16
Caso Gabriel Ganley: reportagem expõe incentivo de Leo Stronda ao uso de anabolizantes
Leo Stronda e Gabriel Ganley. Foto: Reprodução

A edição do último domingo (31/5) do Fantástico, da TV Globo, trouxe detalhes sobre a morte do influenciador e fisiculturista Gabriel Ganley, encontrado sem vida em 23 de maio no apartamento onde morava, na Mooca, zona leste de São Paulo. A matéria resgatou imagens em que o jovem, conhecido por defender o fisiculturismo natural, aparece recebendo aplicações hormonais diante das câmeras logo após completar 22 anos, sob incentivo do rapper e fisiculturista Leo Stronda.

Após a repercussão da matéria, Leo Stronda utilizou suas redes sociais para comentar o caso e reconheceu que se arrepende da postura que teve na época. Em um vídeo publicado para os seguidores, o influenciador afirmou que considera ter falhado com o amigo.

Continua após a publicidade

“Eu sinto que eu errei muito como cristão. Como pessoa, como amigo. Me arrependo profundamente”, desabafou Leo Stronda, que completou dizendo que nunca mais vai falar sobre anabolizantes em seu canal e projetos.

O caso reacendeu o debate sobre o crescimento do uso de hormônios e anabolizantes entre jovens brasileiros. Especialistas vêm alertando para o avanço dessa prática, que deixou de ser tratada de forma discreta para ganhar espaço nas redes sociais e até mesmo ser apresentada como parte da rotina de influenciadores fitness. Dados mostrados pela reportagem indicam que as vendas legais de testosterona, substância frequentemente utilizada para fins estéticos e de performance, atingiram seu maior patamar em 2025. Em comparação com os números registrados há sete anos, o aumento supera 700%.

Gabriel construiu sua trajetória na internet defendendo o chamado fisiculturismo natural, modalidade que dispensa o uso de substâncias anabolizantes. Apesar da musculatura desenvolvida, a aparência jovem e o jeito espontâneo conquistaram o público e renderam a ele o apelido de “Bebezinho Natural”. Nas redes, compartilhava treinos, evolução física e o cotidiano ligado ao esporte, acumulando cada vez mais seguidores.

Continua após a publicidade

Entretanto, sua relação com o universo dos hormônios mudou ao longo do tempo. Em 2025, o influenciador revelou publicamente que havia iniciado o uso dessas substâncias. Segundo ele, os produtos eram fornecidos por patrocinadores.

“Peguei o patrocínio das paradas e vi assim: ‘Cara, posso pedir o que eu quiser’”.

Para a reportagem, o Fantástico ouviu atletas, influenciadores, amigos e pessoas próximas de Gabriel. Muitos dos entrevistados admitiram utilizar anabolizantes. Mesmo após a morte do jovem, nenhum deles afirmou ter desistido da prática. O discurso predominante foi o de que seria possível recorrer às substâncias de maneira segura, uma ideia frequentemente difundida nas plataformas digitais por criadores de conteúdo que defendem a existência de uma suposta “forma certa” de usar anabolizantes, minimizando seus riscos.

Continua após a publicidade

Ao longo de vídeos publicados na internet, o próprio Gabriel chegou a relatar efeitos adversos relacionados ao uso dos hormônios. Ainda assim, demonstrava acreditar que conseguia manter a situação sob controle. De acordo com um laudo preliminar elaborado pelo Instituto Médico Legal (IML), a morte foi provocada por uma parada cardíaca súbita. A investigação segue em andamento e a polícia ainda aguarda a conclusão dos exames toxicológicos para esclarecer as circunstâncias do caso.