Publicidade

Bombeiro fala sobre os principais riscos de afogamento ao nadar em rios

Juliano Dacol Pereira explica que mesmo em locais conhecidos, há perigos que podem se esconder nas águas e tirar vidas

Por: DAVI MARTINS Fonte: DA REDAÇÃO
23/01/2025 às 13h26
Bombeiro fala sobre os principais riscos de afogamento ao nadar em rios
Foto: Ilustrativa - Reprodução/Internet

O caso de um jovem de 18 anos que desapareceu na tarde do último domingo (19) após tentar atravessar a nado um rio que passa pelo município de São José da Boa Vista, no Norte Pioneiro, traz à tona um perigo muitas vezes ignorado pela maioria das pessoas, nadar em rios e represas. A Folha conversou com Juliano Dacol Pereira, Aspirante Oficial do Corpo de Bombeiros que deu dicas de segurança e alertou sobre os perigos que se escondem nas águas.

Quando se trata de um local conhecido e utilizado para o nado, a maioria das pessoas, especialmente os mais jovens, tendem a não se preocupar com acidentes ou riscos no momento. Com isso, existe grande chance de que a pessoa acabe se envolvendo em momentos de grande perigo, que podem resultar até mesmo em fatalidades.

Entre os acidentes mais comuns relacionados ao tema, está o mergulho de cabeça, que pode resultar em fatalidades tanto em lugares conhecidos quanto em lugares desconhecidos.

“É de suma importância que as pessoas evitem este tipo de ação, principalmente em áreas que não se conheça o que está abaixo da superfície da água e também em locais mais rasos”, explicou Juliano.

O mergulho de cabeça, pode ser fatal, mas também há a possibilidade de que a pessoa sobreviva, mas acabe sofrendo lesões sérias. “Quando a pessoa sofre o impacto de bater com a cabeça no chão, com o peso do corpo, adicionado à velocidade do impulso, é possível que sobreviva, mas pode ter traumas sérios, principalmente na coluna cervical”, afirmou Juliano.

Segundo Juliano, outra medida de segurança importante, é não entrar em locais de forte correnteza. “Mesmo para pessoas que saibam nadar, existe essa dificuldade em relação a nadar contra a correnteza. Então, sendo experiente ou não, é importante não nadar nesses locais, principalmente contra a correnteza”, informou.

Conforme explicou Juliano, caso a pessoa acabe entrando em uma correnteza durante o nado, nadar contra ela não é a melhor opção. Nesse caso, é importante nadar em sentido diagonal, ou seguindo o fluxo da correnteza até um ponto que consiga alcançar a margem do rio. “Caso a pessoa tente nadar contra a correnteza, vai cansar rápido e acabar entrando em conflito psicológico para tentar sair da situação, o que deixa o retorno às margens ainda mais difícil”, comentou Juliano.

Outro fenômeno comum em rios de águas correntes, é o refluxo, que popularmente é conhecido como redemoinho. O fenômeno, é um movimento diretório de águas, puxando tudo que está ao redor para o seu interior e, consequentemente, para baixo da água. Portanto, antes de entrar na água, é importante analisar e observar a presença deste fenômeno para evitar nadar em suas proximidades.

Hoje, o túmulo de Creuzinha se transformou em um local de devoção popular. Foto: DIvulgação
PASSADO SANGRENTO Há 1 dia

Menina de 5 anos é abusada e morta e revolta termina com várias mortes no Norte Pioneiro

Crime bárbaro aconteceu em Cornélio Procópio em 1963 e terminou com moradores mortos por policiais durante uma revolta; criança virou símbolo de devoção popular e, mais de 60 anos depois, número de vítimas permanece um mistério

O primeiro equipamento entrou em operação em fevereiro deste ano, com investimento de R$ 972.510,28. Foto Prefeitura de Chapecó
TEMPOS DIFERENTES Há 4 semanas

Tempestades de granizo no Paraná faz viralizar sistema antigranizo usado em Santa Catarina; funciona realmente?

Cidade de Chapecó já instalou três equipamentos para tentar reduzir danos provocados por pedras de gelo; investimento se aproxima de R$ 3 milhões

Samuel chegou à nova etapa após conquistar mais de 90 pontos em duas apresentações marcantes. Foto: Divulgação
BUSCANDO A VAGA Há 1 mês

Talento de Arapoti, Samuel Neres volta ao palco do Canta Comigo Teen em busca de vaga na final

Jovem cantor de 13 anos, natural de Pinhalão e morador de Arapoti, participa do segundo episódio da semifinal nesta terça-feira (1º) e interpretará uma música de Elton John

Especialista no lançamento de disco, Vitor começou no atletismo quando tinha apenas 11 anos. Foto: Reprodução/Redes Sociais
TRILHANDO O FUTURO Há 2 meses

Atleta que iniciou carreira em Jaguariaíva conquista bolsa para estudar e competir nos Estados Unidos

Aos 22 anos, Vitor Oliveira de Souza acumula 25 títulos estaduais, cinco medalhas em Brasileiros e duas convocações para representar o Brasil; agora, começa uma nova etapa da carreira nos EUA

Rafael conquistou a medalha de ouro na Maratona Tech, considerada a maior competição de tecnologia entre escolas do Brasil. Foto: Redes Sociais
RUMO AO MUNDIAL Há 2 meses

Estudante do Norte Pioneiro representará o Brasil em Olimpíada Mundial de Inteligência Artificial no Cazaquistão

Natural de uma das menores cidades do Norte Pioneiro do Paraná, Santa Amélia, Rafael Pulcinelli conquistou medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial e agora integra a seleção brasileira que disputará a competição mundial na Ásia