Publicidade

Psicóloga explica como problemas psicológicos se tornam um risco para os outros

Segundo especialista, chega um ponto da doença mental em que a pessoa passa a viver em um mundo paralelo, o que pode apresentar grandes riscos para ela e quem vive ao seu redor

Por: DAVI MARTINS Fonte: DA REDAÇÃO
15/01/2025 às 13h04 Atualizada em 15/01/2025 às 13h57
Psicóloga explica como problemas psicológicos se tornam um risco para os outros
Pessoa sentada no chão durante surto psicológico. Foto: Imagem Ilustrativa/Deposiphotos

Os problemas psicológicos são cada vez mais reconhecidos como questões de saúde importantes, e sua compreensão tem avançado significativamente nas últimas décadas. No entanto, o impacto dos transtornos mentais não se limita apenas ao indivíduo que sofre com eles. Muitas vezes, esses problemas afetam diretamente as pessoas que convivem com ele, criando um ambiente de risco físico e emocional. A questão central é: até que ponto os transtornos mentais podem tornar-se uma ameaça para o convívio familiar?

“Durante as crises, a pessoa pode representar risco para si mesma e para os outros, devido a delírios e alucinações, auditivas e/ou visuais, que podem levar a comportamentos perigosos, como agressões físicas, tanto no próprio corpo quanto em outras pessoas”, explica a doutora Hellen Martins.

Autolesões e comportamento agressivo são indícios de surtos. Foto: Imagem Ilustrativa/Reprodução Internet

 

De acordo com a psicóloga clínica, doutora Hellen Martins, os problemas, ou surtos psicológicos podem ter diversas causas, como transtornos mentais, efeitos colaterais de medicamentos, traumas, mudanças repentinas ou até mesmo a bipolaridade. Segundo a doutora, a partir destes impactos, a pessoa acaba perdendo, temporariamente, o contato com a realidade, o que gera o surto psicológico.

Com o surto, a pessoa acaba vivendo uma realidade paralela e, na maioria dos casos, acaba perdendo a noção da realidade, o que pode tornar as crises perigosas, tanto para a própria pessoa, quanto para as pessoas que convivem ao seu redor. “Durante essa fase, a pessoa pode representar risco para si mesma e para os outros, devido a delírios e alucinações, auditivas e/ou visuais, que podem levar a comportamentos perigosos”, explica a doutora.

Foto: Imagem Ilustrativa/Reprodução Internet

 

Durante as crises e surtos, as pessoas que sofrem com isso, acabam realizando ações impulsivas, que, na maioria das vezes, resultam em tragédias. Suicídios, automutilações ou até mesmo agressões a outras pessoas, são alguns dos efeitos gerados por estas crises. Diversos casos de pessoas que cometeram suicídio ou acabaram cometendo assassinato durante essas crises, já foram registrados em diversas partes do Brasil, retratando a seriedade do assunto.

Contudo, estes surtos e crises psicológicas não são repentinos, mas sim gradativos.

“Antes destas crises, as pessoas acabam demonstrando sinais de que precisam urgentemente de atendimento psicológico e é muito importante que as pessoas que convivem com alguém que tenha estas crises fiquem atentas a estes sinais, pois pode salvar muitas pessoas”, enfatizou a doutora Hellen.

Conforme explica a doutora, alguns episódios e comportamentos são indícios de que a pessoa pode sofrer algum um surto a qualquer momento. “O aumento da ansiedade, episódios depressivos, crises de pânico, alterações repentinas e constantes no humor e alterações no sono são alguns dos sinais que o corpo acaba liberando para dizer que não está mais em condições normais”, explicou Hellen.

Além disso, a doutora enfatiza outros sinais que precedem os surtos psicológicos mais graves, como a falta do apetite por muitos dias, o confinamento pessoal, que é quando a pessoa não quer mais ter contato com outras pessoas e as mudanças repentinas no comportamento da pessoa também são sinais que precedem os surtos.

Buscar ajuda profissional é a melhor medida. Foto: Imagem Ilustrativa/ Reprodução Internet

 

Com isso, é de suma importância reconhecer esses sinais precoces e buscar ajuda profissional, evitando assim que aconteça o surto.

“Escutar o próprio corpo e estar atento às alterações emocionais e comportamentais pode prevenir agravamentos e promover o cuidado necessário”, enfatiza a doutora.

O primeiro equipamento entrou em operação em fevereiro deste ano, com investimento de R$ 972.510,28. Foto Prefeitura de Chapecó
TEMPOS DIFERENTES Há 5 dias

Tempestades de granizo no Paraná faz viralizar sistema antigranizo usado em Santa Catarina; funciona realmente?

Cidade de Chapecó já instalou três equipamentos para tentar reduzir danos provocados por pedras de gelo; investimento se aproxima de R$ 3 milhões

Samuel chegou à nova etapa após conquistar mais de 90 pontos em duas apresentações marcantes. Foto: Divulgação
BUSCANDO A VAGA Há 2 semanas

Talento de Arapoti, Samuel Neres volta ao palco do Canta Comigo Teen em busca de vaga na final

Jovem cantor de 13 anos, natural de Pinhalão e morador de Arapoti, participa do segundo episódio da semifinal nesta terça-feira (1º) e interpretará uma música de Elton John

Especialista no lançamento de disco, Vitor começou no atletismo quando tinha apenas 11 anos. Foto: Reprodução/Redes Sociais
TRILHANDO O FUTURO Há 4 semanas

Atleta que iniciou carreira em Jaguariaíva conquista bolsa para estudar e competir nos Estados Unidos

Aos 22 anos, Vitor Oliveira de Souza acumula 25 títulos estaduais, cinco medalhas em Brasileiros e duas convocações para representar o Brasil; agora, começa uma nova etapa da carreira nos EUA

Rafael conquistou a medalha de ouro na Maratona Tech, considerada a maior competição de tecnologia entre escolas do Brasil. Foto: Redes Sociais
RUMO AO MUNDIAL Há 2 meses

Estudante do Norte Pioneiro representará o Brasil em Olimpíada Mundial de Inteligência Artificial no Cazaquistão

Natural de uma das menores cidades do Norte Pioneiro do Paraná, Santa Amélia, Rafael Pulcinelli conquistou medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial e agora integra a seleção brasileira que disputará a competição mundial na Ásia

Samuel Neres Aguiar Ferreira. Foto: Arquivo Pessoal
HOJE AO VIVO Há 2 meses

Samuel Neres, semifinalista do Canta Comigo Teen será entrevistado ao vivo pela Folha nesta sexta-feira

Cantor de 13 anos falará sobre a repercussão da classificação, os bastidores do reality da Record e a preparação para a semifinal; transmissão começa às 19h nas redes sociais da Folha