Calendários de 1969 e 2025 chamam a atenção por serem idênticos após 56 anos; entenda por quê

Dias da semana e datas são as mesmas nos dois anos, mesmo separados por décadas

Por: DAVI MARTINS Fonte: DA REDAÇÃO COM DIARIO DO NORDESTE
03/01/2025 às 10h29
Calendários de 1969 e 2025 chamam a atenção por serem idênticos após 56 anos; entenda por quê
Calendários de 1969 e 2025 são curiosamente idênticos. Foto: Divulgação/Internet

A chegada do ano de 2025 motivou a curiosidade de alguns internautas, que nesta semana aumentaram as buscas pelo calendário de 1969, conforme dados do Google Trends — plataforma que monitora as buscas realizadas na plataforma. O motivo? Bem, é que o calendário de 56 anos atrás é igual ao de 2025, em dias da semana e datas.

Mas por que isso acontece? O professor de Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Fernando Kokubun, explica, em artigo do Centro de Referência para o Ensino da Física (CREF), que a cada 28 anos o calendário se repete.

Continua após a publicidade
Calendário do ano de 1969. Foto: Divulgação/Internet

 

Então, as datas e os dias de 2025 coincidirem com os de 1969 é explicado pela Matemática, já que o fato acontece exatamente por que 1969 foi registrado há 56 anos, ou seja, há dois ciclos de 28 anos (28 vezes dois é igual a 56).

Calendário de 2025. Foto: Imagemlegal.com

Continua após a publicidade

 

 

Seguindo o raciocínio, é possível verificar ainda que o calendário de 1997 também é igual ao deste ano: 1º de janeiro e 31 de dezembro daquele ano aconteceram em uma quarta-feira, assim como em 1969 e em 2025. Ainda é possível usar a lógica para prever que os calendários de 2031, de 2042 e de 2053 irão ser o mesmo deste ano.

Continua após a publicidade

A regra do ciclo dos 28 anos considera inclusive os bissextos, anos que possuem um dia a mais, totalizando 366 dias, ao invés dos 365, e que acontecem a cada quatro anos. E é exatamente por causa deles que em um ciclo de 28 anos é possível que o calendário se repita mesmo antes dele ser finalizado.

"De fato, o calendário pode se repetir em períodos menores que 28 anos, mas a sequência completa, se repete a cada 28 anos", explica Kokubun no artigo.

Contudo, apesar de seguir uma lógica racional frente às explicações, o fato de que os dias de um ano se repetem igualmente em outro ano trouxeram engajamento nas redes sociais e aumentaram a curiosidade da população, que se espantaram e acharam a situação divertida.

Especialista no lançamento de disco, Vitor começou no atletismo quando tinha apenas 11 anos. Foto: Reprodução/Redes Sociais
TRILHANDO O FUTURO Há 1 semana

Atleta que iniciou carreira em Jaguariaíva conquista bolsa para estudar e competir nos Estados Unidos

Aos 22 anos, Vitor Oliveira de Souza acumula 25 títulos estaduais, cinco medalhas em Brasileiros e duas convocações para representar o Brasil; agora, começa uma nova etapa da carreira nos EUA

Rafael conquistou a medalha de ouro na Maratona Tech, considerada a maior competição de tecnologia entre escolas do Brasil. Foto: Redes Sociais
RUMO AO MUNDIAL Há 4 semanas

Estudante do Norte Pioneiro representará o Brasil em Olimpíada Mundial de Inteligência Artificial no Cazaquistão

Natural de uma das menores cidades do Norte Pioneiro do Paraná, Santa Amélia, Rafael Pulcinelli conquistou medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial e agora integra a seleção brasileira que disputará a competição mundial na Ásia

Samuel Neres Aguiar Ferreira. Foto: Arquivo Pessoal
HOJE AO VIVO Há 1 mês

Samuel Neres, semifinalista do Canta Comigo Teen será entrevistado ao vivo pela Folha nesta sexta-feira

Cantor de 13 anos falará sobre a repercussão da classificação, os bastidores do reality da Record e a preparação para a semifinal; transmissão começa às 19h nas redes sociais da Folha

Samuel Neres Aguiar Ferreira em apresentação nesta terça-feira (21). Foto: Arquivo Pessoal
JOVEM TALENTO Há 1 mês

De Arapoti para o Brasil: Samuel Neres encanta jurados e avança à semifinal do Canta Comigo Teen

Natural de Pinhalão e morador de Arapoti, cantor de 13 anos, conquistou mais de 90 pontos ao interpretar sucessos de Michael Jackson e Queen, garantindo vaga entre os semifinalistas do reality musical da Record

Diversas casas e comércios foram inundadas em Tomazina em 2010. Foto: Everson Bressan/AEN
16 ANOS DEPOIS Há 1 mês

El Niño reacende temor de enchentes 16 anos após Rio das Cinzas devastar Tomazina

Fenômeno começa a mudar o clima brasileiro a partir desta quinta-feira (16) e promete ser um dos mais fortes já registrados; tragédia de 2010 aconteceu durante outro El Niño forte