Na próxima quarta-feira (20), é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, data que marca a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares e, a partir deste ano, é um feriado nacional. A alteração foi aprovada pelo Congresso em novembro do ano passado e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir deste ano.
Antes, a data não fazia parte do calendário nacional e nem era considerada ponto facultativo. O dia era conhecido apenas em seis estados brasileiros, mas, em 29 de novembro de 2023, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que declarou o dia 20 feriado nacional.
A data é um marco para promover a reflexão sobre a desigualdade racial e as questões sociais enfrentadas pela população negra no país. Em muitos estados e municípios brasileiros, o dia 20 de novembro é um feriado, embora não seja nacionalmente previsto como tal. Em algumas regiões, ele é reconhecido oficialmente, enquanto em outras, a data pode ser comemorada com atividades culturais, educacionais e políticas.
Com isso, diversos municípios vão realizar atividades voltadas para as culturas afrodescendentes e costumes dos negros que fazem parte da cultura brasileira atual. Além disso, neste mês, o Ministério Público do Paraná lançou um projeto antirracista que visa incentivar as prefeituras a implementarem políticas públicas contra a discriminação racial.
As culturas afrodescendentes tem um impacto profundo na sociedade brasileira atual, influenciando aspectos da música, dança, culinária, religião, linguagem e na arte brasileira. O samba, por exemplo, é um dos gêneros mais influenciados pela cultura negra no Brasil.
Conhecida nacionalmente, a famosa feijoada também é um costume trazido pelos afrodescendentes, que criaram o prato com restos de alimentos deixados pelos donos das fazendas na era da escravidão no Brasil.
Muitos outros aspectos presentes na cultura atual brasileira são de origens afrodescendentes, torando assim, a celebração do Dia Nacional da Consciência Negra, uma data de suma importância para comemorar a liberdade dos negros e promover a igualdade racial.