Quarta, 15 de Janeiro de 2025
14°C 31°C
Wenceslau Braz, PR
Publicidade

Wenceslau Braz inicia campanha contra a Poliomielite

Campanha de Vacinação contra Poliomielite a será realizada nas Salas de Vacinas da Vila Toyoki, Vila Velha e Centro

Por: Marcelo Aguiar Fonte: Redação
29/05/2024 às 13h32
Wenceslau Braz inicia campanha contra a Poliomielite
Foto: Divulgação.

Nesta segunda-feira (27), a Secretaria de Saúde de Wenceslau Braz iniciou a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. A vacinação tem sido a principal ferramenta para a erradicação da poliomielite, doença viral altamente contagiosa.

A partir desta segunda-feira, a prefeitura realizará a vacinação contra a doença. De acordo com dados informados pela Secretaria de Saúde, crianças entre um e cinco anos de idade devem ser vacinadas para a prevenção da doença.

A aplicação das vacinas será realizada de forma oral, onde cada criança deve ingerir duas gotas da vacina. As salas de vacina que estarão realizando a vacinação estão localizadas no Centro, na Vila Velha e na Vila Toyoki.

Continua após a publicidade
Anúncio

Os pais ou responsáveis que levarem as crianças para a vacinação, devem levar a carteirinha de vacinação, o cartão SUS e o CPF das crianças. A campanha será realizada durante três semanas, encerrando-se no dia 14 de junho.

De acordo com a Enfermeira Coordenadora da Imunização, Viviane de Fátima Xavier Queiroz, a organização do calendário de vacinação é de suma importância para evitar a contaminação de doenças em crianças e bebês.

“Manter as vacinas do calendário de vacinação dos bebês e crianças são fundamentais para a erradicação das doenças imunopreveníveis. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite Contribui para o controle, eliminação e a erradicação da paralisia infantil”, enfatiza Viviane.

 

SOBRE A DOENÇA

 

A poliomielite, também conhecida como pólio, é uma doença viral altamente contagiosa que pode ter consequências graves para a saúde. O vírus da pólio invade o sistema nervoso e pode causar paralisia em poucas horas. Os sintomas iniciais incluem febre, fadiga, dor de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos membros. Em muitos casos, a infecção pode ser assintomática ou causar apenas sintomas leves semelhantes aos de uma gripe.

No entanto, em uma pequena porcentagem de casos, o vírus pode causar uma infecção muito mais grave, que leva à paralisia irreversível, geralmente nas pernas. A paralisia ocorre quando o vírus invade e destrói os neurônios motores, que são células nervosas que controlam os músculos. Se os músculos envolvidos na respiração são afetados, a pólio pode ser fatal sem suporte respiratório adequado.

Além das complicações imediatas, a poliomielite pode levar a uma condição conhecida como síndrome pós-pólio. Esta síndrome pode surgir anos ou décadas após a recuperação inicial, causando fraqueza muscular, dor e fadiga progressivas.

Devido ao seu potencial devastador, especialmente em crianças, a poliomielite é uma doença que necessita de prevenção rigorosa através da vacinação. A erradicação da pólio é um objetivo global de saúde pública, e a vacinação tem sido extremamente eficaz na redução da incidência da doença em todo o mundo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.