12°C 20°C
Jaguariaíva, PR
Publicidade

ADAPAR confirma caso de Raiva em Arapoti

Agência orientou aos produtores do município que realizem a vacinação de animais para prevenir a doença

Por: Marcelo Aguiar Fonte: Redação com ADAPAR
28/02/2023 às 16h46
ADAPAR confirma caso de Raiva em Arapoti
Ilustrativa - Reprodução/Internet

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) confirmou um foco de Raiva no município de Arapoti e está orientando os produtores a realizarem a vacinação dos animais para prevenir a doença.

De acordo com o comunicado emitido pela Agência, o alerta vale para produtores que criam animais nos bairros do Rincão, Todas as Lombas, Tigrino, Capão Bonito, Quizot, Gleba A, Gleba B, Gleba C, Km 44, Cerrado das Cinzas, Cerro do Leão, Lagoa e Invernadinha.

A agência informa que os produtores de bovinos, bubalinos, equídeos, ovinos e caprinos, com idade superior a três meses, devem estar atentos a ocorrência dos sinais da doença como mudança no comportamento, dificuldade ou falta de vontade de ingerir alimentos e água aparentando estar engasgados, mugidos frequentes, dificuldade de locomoção, salivação, alterações na pelagem ou animais que não se locomovem.

Além disso, a ADAPAR orienta que os criadores realizem a vacinação dos rebanhos, visto que o caso confirmado indica que o vírus está circulando na região. A Raiva é transmitida pelos morcegos e a vacinação é a melhor forma de prevenir os perigos e prejuízos causados pela doença.

Outra sinal que pode ajudar os produtores a identificar a doença em sua região são morcegos encontrados mortos ou moribundos. Nesses casos, também é importante estar atento aos animais domésticos como cães e gatos.

Tanto no caso dos morcegos quanto em situações que os animais apresentarem sintomas da doença, as pessoas não devem ter contato com eles. A orientação é que, caso haja esse registro, as equipes da ADAPAR sejam comunicadas imediatamente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.