Terça, 14 de Janeiro de 2025
14°C 29°C
Wenceslau Braz, PR
Publicidade

Verão e turismo fomentam a economia dos municípios da Região

Esta é a melhor época do ano para quem deseja passear e para quem quer faturar

Por: Marcelo Aguiar Fonte: Redação com Folha de Londrina
31/01/2023 às 18h13
Verão e turismo fomentam a economia dos municípios da Região
Ilustrativa - Reprodução/Internet

Nada melhor do que o verão para tornar ainda mais atrativas as belezas naturais dos municípios do Norte Pioneiro. Com a chegada do calor, o turismo vem com tudo para fomentar a economia na região que pode apresentar aumento nos lucros de até 20% em relação a outras épocas do ano.

Sol, calor, trilhas, cachoeiras, represas, picos, calmaria, natureza e muito mais. Não é sobre o litoral não, mas sim sobre os encantos que os destinos turísticos da região oferecem aos visitantes dos mais variados gostos. Estes atrativos têm colocado os municípios do Norte Pioneiro no mapa do turismo paranaense e contribuído para o fomento da economia local.

Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são os mais movimentados na região quando o assunto é turismo, visto que muitas pessoas aproveitam os feriados de fim de ano, as férias escolares e o Carnaval para pegar estrada e dar aquela esticada. Para fugir da correria do dia a dia, as cidades do interior têm se mostrado uma ótima alternativa para quem busca tranquilidade, contato com a natureza ou até mesmo diversão e adrenalina.

Continua após a publicidade
Anúncio

Na região, as cidades banhadas pela represa de Chavantes são as que mais atraem turistas. A beleza das águas alinhada ao cenário único que pode ser vislumbrado do alto de picos e morros são cenas que ficam marcadas na memória dos visitantes. Trilhas, tirolesas, passeios e esportes fazem parte do roteiro.

No município de Carlópolis, um dos mais banhados pelas águas da represa, o verão é uma época que muda a rotina da pequena cidade com pouco mais de 14 mil habitantes. A rotina pacata onde a maioria dos moradores e comerciantes se conhece, dá lugar as caras novas dos visitantes que passeiam e movimentam a economia local. A cidade é destino turístico para quem vem de outras regiões do estado ou até mesmo do Brasil, além de atrair moradores de cidades vizinhas que vão até o município aos finais de semana para passear.

Para os comerciantes, o movimento também acontece nos caixas dos estabelecimentos. De acordo com a estimativa do comércio local, durante esta “temporada” as vendas podem aumentar em até 20% com a injeção de dinheiro realizadas pelos turistas no consumo de produtos e serviços.

Além do comercio em geral de serviços, outro setor que vê seu faturamento aumentar é o de hotelaria e hospedagem. Além dos hotéis tradicionais, a região também oferece hospedagens no estilo hotéis fazenda com atividades de entretenimento ao público. Existem opções em Tomazina e Ribeirão Claro por exemplo.

Mas o setor de hospedagem não apresenta rendimentos apenas na hotelaria. Outro meio que tem grande procura nesta época do ano são as casas e ranchos disponíveis para serem alugadas aos finais de semana e feriados, ótimas opções para reunir a família e os amigos para aquele churrasquinho e um dia de sol a beira da piscina. Os valores geralmente variam de R$ 500 a R$ 1000 a diária com opções de residências situadas as margens da represa em Ribeirão Claro e Carlópolis.

Em Ribeirão Claro, além dos resorts, hotéis e pousadas para aproveitar os momentos de descanso, os turistas ainda tem acesso ao turismo de natureza e aventura. Atualmente, são mais de 60 empreendimentos voltados ao turismo no município que oferecem as mais varias opções de entretenimento aos visitantes.

O contato com a natureza também está presente nos caminhos turísticos de Tomazina que chama a atenção com as belezas do Salto Cavalcanti e com o Parque das Corredeiras que, aliás, está de cara nova. As Praças e a Igreja do município também são parada obrigatória para quem gosta de registrar o passei com belíssimas fotos.

Outro setor que movimenta a economia da região é o turismo religioso. A Rota do Rosário passa por cidades turísticas como é o caso de Bandeirantes, berço do Santuário de São Miguel Arcanjo, o terceiro maior do mundo. Em Siqueira Campos, o Santuário do Bom Senhor Jesus da Cana Verde também é destino dos fiéis que cumprem suas penitências.

Toda essa variedade de opções alinhada com a estrutura que vem se desenvolvendo cada vez mais através do Poder Público e iniciativa privada para atender mais turistas, colocaram a região do Norte Pioneiro como o 2º melhor destino turístico do Paraná ficando atrás apenas do Litoral. Os dados são de um levantamento realizado em 2021 pelo Ministério do Turismo que leva em consideração fatores relacionados ao desempenho econômico do turismo nas regiões.

E assim os municípios do Norte Pioneiro seguem se especializando e fomentando cada vez mais o turismo colocando a região no mapa dos viajantes proporcionando uma balança que atende os mais variados bolsos e oferece diferentes opções de entretenimento para os visitantes. A região vem se tornando um prato cheio tanto para quem visita, quanto para quem os recebe. Faturamento e diversão andam de mãos dadas no Norte Pioneiro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.