Jovem brazense mantém viva a tradição da sapataria

Folha conheceu a história de Emilly Vitória que realiza serviços que ainda atraem muitos clientes

Por: Marcelo Aguiar Fonte: Redação
19/01/2023 às 18h07
Jovem brazense mantém viva a tradição da sapataria
Folha Extra

Mesmo em meio a um mundo cada vez mais moderno o interior do Paraná ainda mantém vivas algumas tradições que, mesmo que pouco comuns nos dias de hoje, ainda fazem parte da vida de muita gente. Na cidade de Wenceslau Braz, uma jovem de 21 anos mantém viva a tradição da Sapataria. O serviço já foi bastante comum principalmente em décadas passadas, mas ainda hoje atrai clientes que procuram Emilly Vitória Alle para realizar os mais variados tipos de atendimentos. A folha conversou com a empreendedora que contou um pouco sobre a sua história no ramo.

A sapataria, que fica situada na região Central da cidade, já tem uma história de alguns anos, mas Emilly conta como ela acabou se envolvendo e ficando responsável pela loja. “Tudo começou com meu irmão que trabalhava com um senhor que era dono da loja, aí com o tempo ele acabou comprando a sapataria. Eu comecei a trabalhar com ele e aí, devido a outros serviços que ele tinha, ele me passou a loja onde já estou há dois anos”, comentou.

Continua após a publicidade

A jovem conta que esse processo foi uma decisão importante em sua vida, pois ela deixou seu emprego registrado para trabalhar por conta própria. “Na época em que meu irmão me chamou eu trabalhava na empresa ProTork, aí surgiu essa oportunidade. Confesso que tive um pouco de medo, pois eu tinha um serviço registrado e iria encarar algo novo que era trabalhar por minha conta. Tive aquele receio de não conseguir, mas era um sonho que eu tinha de trabalhar para mim mesma então encarei com fé e coragem”, explicou Emilly.

Como nem tudo são flores, neste trajeto a empreendedora relata que encontrou algumas dificuldades. “Tem aquelas coisas que é do dia a dia como, por exemplo, o costume que as pessoas têm em deixar tudo para última hora. Isso acaba fazendo com que as vezes os serviços fiquem sobrecarregados para conseguir entregar tudo dentro do prazo. Também tem alguns clientes que não valorizam o serviço e acham que por ser um conserto o valor tem que ser bem barato”, destacou.

Continua após a publicidade

Apesar disso, Emilly conta que a situação que mais a incomoda é sofrer um certo preconceito de algumas pessoas. “O complicado mesmo são algumas pessoas, principalmente algumas mais velhas, que acabam me diminuindo por eu ser uma mulher nova e acham que não tenho capacidade de fazer bem o serviço, mas a gente segue trabalhando”, desabafou.

Apesar dos obstáculos, ela falou sobre as motivações que fazem com que ela siga em frente com o trabalho. “Sempre que as coisas estão difíceis e parece que não vão dar certo eu lembro lá do começo quando abracei essa oportunidade com a cara e a coragem. Outra coisa que me leva a continuar nesse ramo é a confiança que meu irmão depositou em mim e o carinho dos clientes, além do fato de ser um ramo que está em extinção. Então eu sigo trabalhando para manter esse serviço”, disse.

Continua após a publicidade

Por fim, Emilly deixou um conselho aos jovens que sonham em ter seu próprio negócio. “Acho que a maioria das pessoas têm o desejo de ter seu próprio negócio. Para isso, é importante se preparar e buscar ter algo seu, não importa o tamanho ou se é um trabalho simples, se tiver a oportunidade é importante aproveitar”, comentou.

Especialista no lançamento de disco, Vitor começou no atletismo quando tinha apenas 11 anos. Foto: Reprodução/Redes Sociais
TRILHANDO O FUTURO Há 1 semana

Atleta que iniciou carreira em Jaguariaíva conquista bolsa para estudar e competir nos Estados Unidos

Aos 22 anos, Vitor Oliveira de Souza acumula 25 títulos estaduais, cinco medalhas em Brasileiros e duas convocações para representar o Brasil; agora, começa uma nova etapa da carreira nos EUA

Rafael conquistou a medalha de ouro na Maratona Tech, considerada a maior competição de tecnologia entre escolas do Brasil. Foto: Redes Sociais
RUMO AO MUNDIAL Há 4 semanas

Estudante do Norte Pioneiro representará o Brasil em Olimpíada Mundial de Inteligência Artificial no Cazaquistão

Natural de uma das menores cidades do Norte Pioneiro do Paraná, Santa Amélia, Rafael Pulcinelli conquistou medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial e agora integra a seleção brasileira que disputará a competição mundial na Ásia

Samuel Neres Aguiar Ferreira. Foto: Arquivo Pessoal
HOJE AO VIVO Há 1 mês

Samuel Neres, semifinalista do Canta Comigo Teen será entrevistado ao vivo pela Folha nesta sexta-feira

Cantor de 13 anos falará sobre a repercussão da classificação, os bastidores do reality da Record e a preparação para a semifinal; transmissão começa às 19h nas redes sociais da Folha

Samuel Neres Aguiar Ferreira em apresentação nesta terça-feira (21). Foto: Arquivo Pessoal
JOVEM TALENTO Há 1 mês

De Arapoti para o Brasil: Samuel Neres encanta jurados e avança à semifinal do Canta Comigo Teen

Natural de Pinhalão e morador de Arapoti, cantor de 13 anos, conquistou mais de 90 pontos ao interpretar sucessos de Michael Jackson e Queen, garantindo vaga entre os semifinalistas do reality musical da Record

Diversas casas e comércios foram inundadas em Tomazina em 2010. Foto: Everson Bressan/AEN
16 ANOS DEPOIS Há 1 mês

El Niño reacende temor de enchentes 16 anos após Rio das Cinzas devastar Tomazina

Fenômeno começa a mudar o clima brasileiro a partir desta quinta-feira (16) e promete ser um dos mais fortes já registrados; tragédia de 2010 aconteceu durante outro El Niño forte