A Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (FICAFÉ) é o maior evento de inovação em cafeicultura do Paraná e um dos maiores do Brasil. O evento acontece desde 2008 e movimenta a economia do Norte Pioneiro do Paraná, sendo uma vitrine para os cafés especiais da região para o Brasil e exterior.
O evento conta com rodadas de negócios, exposição de máquinas, equipamentos e insumos para a cafeicultura, degustação de cafés especiais, workshops, palestras, concurso e leilão de cafés especiais, além do networking entre os membros dessa importante cadeia produtiva.
Após dois anos sem ser realizado presencialmente, devido à pandemia, este ano as festividades estão voltando a todo vapor, com muitas novidades. Uma das novidades é que será mantida a transmissão online para todo o Brasil.
Anualmente há mais de 4.000 visitantes, na maior parte produtores de café, de 3 países nos 3 dias de evento. Haverá mais de 70 marcas expositoras, que chega a gerar cerca de 12 milhões em negócios.
A ocasião sempre conta com diversos estados brasileiros representados por seus produtores, empresários e/ou governo, com 15 patrocinadores nacionais, mais de 30 compradores internacionais na feira. Há 30 compradores internacionais na feira, 40 eventos técnicos sendo workshops, palestras, laboratórios de experimentação, 2 mil sacas de cafés comercializadas e 12 milhões comercializados em maquinários, equipamentos e insumos.
As participações mais marcantes são dos 27 municípios do Norte Pioneiro produtores de café, representando milhares de produtores.
Outra marca do evento é o concurso de Cafés Especiais do Norte Pioneiro, que tem por objetivo a seleção de microlotes de cafés despolpados ou cereja descascados e também a seleção de lotes de cafés naturais. O concurso visa à seleção de cafés de alta qualidade adequados ao mercado de cafés especiais para comercialização.
A programação para o ano de 2022, irá do dia 18 a 20 de outubro, no município de Jacarezinho.
No primeiro dia de evento, as atividades começam às 09h00 com a abertura oficial da 15ª Ficafé e 1ª Feira Sabores do Norte Pioneiro, com a participação da ACENPP, COCENPP, SEBRAE, IDR-PR E prefeitura de Jacarezinho. Às 10h30 haverá um Painel sobre os Casos de Sucesso da Fricultura Organiza, com a participação do Engenheiro Agrônomo e Extensionista do IDR-Paraná, Paulo Sérgio Beraldo de Moraes e a moderadora e Extensionista do IDR-Paraná, Luíza Rocha Ribeiro Calixtro. Às 14h00 haverá mais um Painel, sendo esse com o tema Microbiologia e Genética no Solo na Cultura do Café com a participação da P&D em microbiologia Biome4all, Doutoranda em Produção Vegetal UFPR e Engenheira Agrônoma, Camilla Castellar. Às 15h00 será realizada uma palestra sobre Sustentabilidade Hídrica na Agricultura com o Eng. Agrônomo pela UFLA, especialista em Manejo de Irrigação e pesquisador da Embrap, Luciano Cordoval de Barros. Por último, às 16h00, será realizada a uma palestra sobre o Mercado e a Comercialização de Cafés Especiais, com o Técnico em Agropecuária, Classificador e Degustador de Café pelo MAPA, Especializado em Cafeicultura Empresarial e Extensionista do IDR-Paraná, Osvaldo Martins Rodrigues.
Na quarta-feira (19), o evento novamente começa às 09h00, com uma palestra sobre Práticas Regenerativas, Sustentabilidade e Certificações com a participação do Eng. Agrônomo e Consultor em Produção Agrícola Certificada, Marco Antônio Baldoni. Às 10h00 está previsto um painel com o tema Mercado e Comercialização de Produtos Orgânicos Certificados. Às 13h30, uma palestra sobre Novas Soluções Tecnológicas para o Café, com Rodrigo Volpe Syngenta. Às 14h00 uma palestra sobre Biofábricas: produção de micro-organismos na propriedade, para uso na agricultura, com o Eng. Agrônomo, Especialista em Agricultura Biodinâmica, com atuação em Gestão de Operações em fazenda orgânica de café, Matheus Rangel Cotrim Bruno. Às 15h00, haverá o Encontro de Mulheres do Café do Norte Pioneiro, com a Extensionista do IDR-paraná e membro da equipe técnica do projeto Mulheres do Café do Norte Pioneiro, Cíntia Mara Lopes de Souza. Por fim, às 16h00, um painel com o tema Novas Fronteiras para a Pós-colheita do Café – Fermentação, com a presença do Nucoffe, Juan Gimenez e o moderador, Técnico Agrícola, Classificador e Degustador Oficial pelo Mapa, Uherlys Clayton Bruneli Marques.
No último dia de evento, quinta-feira (20), a programação começa também às 09h00, com um painel sobre Novas Oportunidades para a Fruticultura do Norte Pioneiro. Às 10h00, haverá outro painel sobre Cenários, Mercado Nacional e Internacional e Comercialização de FVL. Às 13h30, terá uma palestra com o tema palestra – Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal: Desafios e Oportunidades, com o consultor e assessor em registro da Indústria de Alimentos e Bebidas e seus produtos e na implantação de serviços municipais de inspeção de produtos de origem animal, José Renato Sanches Negreiros. Às 14h00, mais uma palestra sobre Utilização de Crisopídeos no controle biológico de bicho-mineiro em cafeeiro, com a Professora Doutora, Alessandra Marieli Vacari. Às 15h00, divulgação dos resultados do leilão de cafés especiais e a última atividade do evento e, às 16h00, a premiação dos ganhadores do concurso sabores do norte pioneiro, 10ª edição.