Foram gerados 118 mil empregos com carteira assinada no primeiro semestre de 2021 no Paraná, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, na manhã desta quinta-feira (29).
O saldo é a diferença entre as 752 mil contratações e os 634 mil desligamentos realizados no estado nos seis primeiros meses do ano.
Em números absolutos, o Paraná foi o quarto estado que mais abriu vagas de trabalho formais no período, atrás de São Paulo (491 mil), Minas Gerais (185 mil) e Santa Catarina (126 mil).
Proporcionalmente, o aumento nas vagas geradas foi de 4,31% no período, a décima melhor marca do país. O resultado é superior à media nacional, de 3,90% de aumento.
O Ministério do Trabalho e Previdência também divulgou os dados de junho, quando o Paraná criou 15,8 mil novas vagas de trabalho formal.
O resultado foi impulsionado pela criação de 6,8 mil postos de trabalho no setor de Serviços.
Dos 399 municípios do Paraná, 367 tiveram saldo positivo nos empregos no primeiro semestre de 2021, quatro fecharam e abriram o mesmo número de postos de trabalho e 28 tiveram mais demissões do que contratações.