Publicidade

Onça parda filhote é resgatada após ser atropelada em Ribeirão Claro

Onça parda filhote é resgatada após ser atropelada em Ribeirão Claro

Por: Da Redação
04/06/2021 às 12h46 Atualizada em 04/06/2021 às 15h46
Onça parda filhote é resgatada após ser atropelada em Ribeirão Claro

Uma filhote de onça parda, com apenas dois meses de vida, foi resgatada em estado grave após ser atropelada em Ribeirão Claro.

O felino sofreu um traumatismo craniano e está em estado grave, segundo o Hospital Veterinário da UniFil, em Londrina.

Segundo a Polícia Ambiental do Paraná, a onça parda filhote foi encontrada no acostamento, muito machucada, por um motorista que seguia na região de Ribeirão Claro.

Os agentes relataram que o animal parecia estar com as duas patas dianteiras machucadas.

A onça parda, uma fêmea com aproximadamente dois meses de vida, está sob os cuidados dos médicos veterinários da UniFil.

A Onça Parda

A onça-parda (português brasileiro) ou puma (português europeu) (nome científico: Puma concolor), também conhecida no Brasil por suçuarana e leão-baio, é um mamífero carnívoro da família Felidae e gênero Puma, nativo da América. Foi originalmente classificada no gênero Felis, mas estudos genéticos demonstram que a espécie evoluiu em uma linhagem próxima à chita (Acinonyx jubatus) e ao gato-mourisco (Puma yagouaroundi). É o mamífero terrestre com a maior distribuição geográfica no ocidente, ocorrendo desde a Columbia Britânica, no Canadá, até o extremo sul do Chile, habitando desde florestas densas, até áreas desérticas, com clima tropical ou subártico, exceto a tundra. É capaz de sobreviver em áreas extremamente alteradas pelo homem, como pastagens e cultivos agrícolas.

É o maior membro da subfamília Felinae, medindo até 155 cm de comprimento, sem a cauda, e pesando até 72 kg, com porte semelhante ao do leopardo (Panthera pardus), sendo o segundo maior felídeo das Américas. Possui coloração variando do cinzento ao marrom-avermelhado, com a ponta da cauda de cor preta, áreas laterais do focinho e ventre de cor brancas. Os filhotes nascem com manchas escuras na pelagem, que geralmente persistem até 14 semanas de idade. Possui as mais longas patas traseiras dentre os felinos. Vivem em média, entre 7,5 e 9 anos de idade.

É um animal solitário e mais ativo à noite. Alimenta-se predominantemente de cervídeos, mas pode variar a dieta, sendo considerada um predador oportunista. A presença de outros carnívoros influencia diretamente a escolha das presas e ambientes de caça. As áreas de vida variam de 50 a 1000 km², com machos sendo territoriais e possuindo grandes áreas se sobrepondo ao de várias fêmeas. As fêmeas possuem vários estros no ano, possuem uma gestação que dura entre 90 e 96 dias e geralmente nascem entre 3 e 4 filhotes, a cada 2 anos, aproximadamente.

A onça-parda não é considerada em risco de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, mas já foi extinta em algumas localidades da América do Norte e Central e do Sul. As principais causas disso são a caça, seja por esporte ou retaliação por ataques ao gado, fragmentação e destruição do habitat, e em áreas muito populosas, atropelamentos. A dizimação dessas populações no leste dos Estados Unidos, na Flórida, é um bom exemplo dos efeitos deletérios do isolamento populacional. Apesar disso, existe uma tendência de recolonização do centro-leste norte-americano. Dado sua força e elegância, esse felino foi representado em inúmeras culturas americanas, mas nas sociedades ocidentais atuais, as relações muitas vezes são conflituosas, seja por ataques aos animais domésticos, seja por ataques aos seres humanos.

Foto: Reprodução/RSN
ALERTA MÁXIMO Há 18 horas

Paraná entra em alerta máximo para temporais; Defesa Civil mobiliza equipes em todo o Estado

Previsão indica chuvas intensas, granizo e ventos que podem superar 100 km/h em áreas sob alerta vermelho entre quarta (4) e quinta-feira (5); Governo prepara estrutura para atender possíveis emergências

Momento da prisão da suspeita em Wenceslau Braz - Foto Divulgação Redes Sociais
LATROCÍNIO Há 1 dia

Vendedores de Carlópolis são mortos após negociação de caminhonete em São José da Boa Vista

Vítimas seriam proprietário e gerente de uma loja de veículos; duas mulheres foram presas em Wenceslau Braz e polícia investiga suspeita de latrocínio

Com aproximadamente 4,4 mil habitantes, Marquinho enfrentou uma das situações mais graves provocadas pelas chuvas registradas no Paraná. Foto Reprodução de vídeo da internet
DESTRUIÇÃO Há 3 dias

Temporal atinge cidade de 4 mil habitantes, destrói casas e deixa 70% da população afetada

Chuva de granizo e ventos fortes provocaram estragos em escolas, unidades de saúde e prédios públicos; praticamente toda a cidade ficou sem energia elétrica

Após a repercussão, Salete divulgou uma nota pública de retratação na terça-feira (27). Foto: Reprodução/G1 Paraná
DECLARAÇÃO POLÊMICA Há 7 dias

Vereadora diz que não quer mais nordestinos em cidade do Paraná após reeleição de Lula

Salete Kronbauer (PP) fez declarações contra nordestinos e baianos após o resultado das eleições presidenciais; Ministério Público solicitou abertura de inquérito e parlamentar pediu desculpas

Imagem Ilustrativa. Foto: Reprodução/Internet
ESTADO EM ALERTA Há 1 semana

Chuvas fortes voltam a ameaçar o Paraná; cidades da região podem registrar mais de 30 mm

Alerta amarelo do Inmet abrange os 399 municípios paranaenses entre quinta-feira (29) e sexta-feira (30); Andirá e Jacarezinho estão entre as cidades com maiores acumulados previstos