Publicidade

Tecpar e UENP vão fortalecer pesquisa e o desenvolvimento científico

Tecpar e UENP vão fortalecer pesquisa e o desenvolvimento científico

Por: Da Redação
20/11/2020 às 14h25 Atualizada em 20/11/2020 às 17h25
Tecpar e UENP vão fortalecer pesquisa e o desenvolvimento científico

O Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) e a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) firmaram nesta quinta-feira (19) uma parceria para fortalecer a pesquisa e o desenvolvimento de soluções tecnológicas no Paraná. O acordo prevê a contribuição para o desenvolvimento de soluções científicas, tecnológicas e inovadoras voltadas aos setores privado e público.

As entidades assinaram o acordo para desenvolver um amplo programa de cooperação, com a união de esforços e competências para a execução de atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, formação e capacitação de recursos humanos.

Com a parceria, busca-se fortalecer a atuação conjunta entre as instituições, somando esforços para unir as competências acadêmicas e científicas para oferecer soluções inovadoras ao setor produtivo.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, salientou que a parceria é estratégica para o instituto e tem como foco unir esforços entre educação, desenvolvimento tecnológico, soluções tecnológicas e difusão tecnológica. “A parceria entre o Tecpar e a UENP deve fomentar o apoio científico e tecnológico às atividades de diversos setores econômicos de interesse para o Estado, com a difusão de tecnologias de gestão para a melhoria da competitividade das organizações públicas e privadas”.

Para desenvolver as ações conjuntas, o Tecpar disponibiliza a área do câmpus Jacarezinho e três colaboradores para o desenvolvimento de soluções junto ao corpo acadêmico da UENP.

A reitora da Universidade do Norte do Paraná (UENP), Fátima Aparecida da Cruz Padoan, destacou que na área disponibilizada serão desenvolvidos projetos para a comunidade da região. "A UENP desempenha vários projetos na região e não tenho dúvidas que a comunidade acadêmica poderá desenvolver seus projetos de pesquisa e extensão, em benefício da nossa comunidade. Será um espaço bem utilizado pela nossa universidade e que trará benefícios imediatos para a população", afirmou.

Para Aldo Nelson Bona, superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a parceria entre o Tecpar e a UENP é de importante para otimizar a utilização do espaço em Jacarezinho. "A ideia é que possamos levar muitos projetos de extensão para atender principalmente a comunidade ao entorno, fazer um grande centro formador na área de ciências e educação. Por isso entendemos que essa parceria representa a boa utilização daquilo que o poder público tem à disposição para servir a comunidade", ressaltou.

 

Via: AEN.

Foto: Reprodução/RSN
ALERTA MÁXIMO Há 22 horas

Paraná entra em alerta máximo para temporais; Defesa Civil mobiliza equipes em todo o Estado

Previsão indica chuvas intensas, granizo e ventos que podem superar 100 km/h em áreas sob alerta vermelho entre quarta (4) e quinta-feira (5); Governo prepara estrutura para atender possíveis emergências

Momento da prisão da suspeita em Wenceslau Braz - Foto Divulgação Redes Sociais
LATROCÍNIO Há 1 dia

Vendedores de Carlópolis são mortos após negociação de caminhonete em São José da Boa Vista

Vítimas seriam proprietário e gerente de uma loja de veículos; duas mulheres foram presas em Wenceslau Braz e polícia investiga suspeita de latrocínio

Com aproximadamente 4,4 mil habitantes, Marquinho enfrentou uma das situações mais graves provocadas pelas chuvas registradas no Paraná. Foto Reprodução de vídeo da internet
DESTRUIÇÃO Há 3 dias

Temporal atinge cidade de 4 mil habitantes, destrói casas e deixa 70% da população afetada

Chuva de granizo e ventos fortes provocaram estragos em escolas, unidades de saúde e prédios públicos; praticamente toda a cidade ficou sem energia elétrica

Após a repercussão, Salete divulgou uma nota pública de retratação na terça-feira (27). Foto: Reprodução/G1 Paraná
DECLARAÇÃO POLÊMICA Há 7 dias

Vereadora diz que não quer mais nordestinos em cidade do Paraná após reeleição de Lula

Salete Kronbauer (PP) fez declarações contra nordestinos e baianos após o resultado das eleições presidenciais; Ministério Público solicitou abertura de inquérito e parlamentar pediu desculpas

Imagem Ilustrativa. Foto: Reprodução/Internet
ESTADO EM ALERTA Há 1 semana

Chuvas fortes voltam a ameaçar o Paraná; cidades da região podem registrar mais de 30 mm

Alerta amarelo do Inmet abrange os 399 municípios paranaenses entre quinta-feira (29) e sexta-feira (30); Andirá e Jacarezinho estão entre as cidades com maiores acumulados previstos