Publicidade

Amunop marca presença na Conferência da Mata Atlântica em Curitiba

Lideranças do Norte do Paraná acompanharam o lançamento do Banco Verde e a assinatura da Carta de Curitiba durante o Cosud

Por: Marcelo Aguiar Fonte: Redação
25/08/2025 às 10h29 Atualizada em 25/08/2025 às 15h05
Amunop marca presença na Conferência da Mata Atlântica em Curitiba
Foto: Divulgação.

Redação - Folha Extra

POLÍTICA - A Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) participou da Conferência da Mata Atlântica, realizada em Curitiba, reunindo lideranças políticas e gestores públicos de diversas regiões do País. O evento foi parte da agenda do 13º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que teve como foco a conservação ambiental e a busca de soluções para o financiamento de projetos sustentáveis.

Continua após a publicidade

ATENÇÃO: Faça parte da nossa comunidade no Facebook e veja nossas notícias em primeira mão, acesse aqui e siga nossa página.

A entidade foi representada pela vice-presidente Tânia Basso, prefeita de Nova América da Colina, além de prefeitos, prefeitas e pela secretária Khelly de Mello. Em razão de compromissos já assumidos, o presidente da Amunop, Paulinho Branco, não esteve presente. A Conferência contou com a assinatura da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), por meio do presidente e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, que esteve ao lado do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e de representantes de associações regionais.

Durante a abertura, Micheletto destacou a importância do encontro, que também reuniu os sete governadores dos estados do Sul e do Sudeste. Entre os presentes estavam Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Romeu Zema (Minas Gerais), Claudio Castro (Rio de Janeiro), Renato Casagrande (Espírito Santo), além dos vice-governadores Felício Ramuth (São Paulo) e Marilisa Boehm (Santa Catarina).

Na oportunidade, foi lançado o Banco Verde, plataforma criada para conectar investidores a instituições socioambientais, com o objetivo de destinar recursos a iniciativas de preservação e desenvolvimento sustentável. A proposta é canalizar de R$ 50 milhões a R$ 100 milhões por ano para projetos voltados à economia de baixo carbono e valorização da biodiversidade. O governador Ratinho Junior destacou que o Paraná já é reconhecido como o estado mais sustentável do Brasil, mas que a meta é ampliar a conservação da Mata Atlântica e remunerar agricultores que preservam áreas verdes e nascentes em suas propriedades.

Continua após a publicidade

Outro destaque da Conferência foi a assinatura da Carta de Curitiba, documento no qual os governadores do Sul e Sudeste assumiram compromissos relacionados à agenda ambiental e apresentaram propostas para reforçar as políticas de preservação.

Para a vice-presidente da Amunop, Tânia Basso, a participação reforça o compromisso da região Norte do Paraná com a conservação ambiental e com iniciativas que integram o desenvolvimento sustentável ao setor público.

Imagem ilustrativa. Foto: Reprodução/EPTV
POLÊMICA Há 6 dias

Vereador propõe recolher veículos abandonados em ruas de cidade da região

Tema ganhou destaque após reclamações de moradores de Santo Antônio da Platina e foi centro de debate na Câmara dos Vereadores

Foto: Divulgação.
POLÍTICA REGIONAL Há 6 dias

Amunorpi e Amunop se reúnem para debater desenvolvimento dos municípios da região

Encontro reuniu gestores públicos de diferentes cidades com o objetivo de debater pautas de interesse comum, fortalecer a cooperação entre os municípios e alinhar ações voltadas ao desenvolvimento regional

Deputado Federal Diego Garcia (REPUBLICANOS). Foto: Folha Extra
RECONHECIMENTO Há 2 meses

Em Salto do Itararé, onde iniciou trajetória com o prefeito Claudeci, deputado Diego Garcia recebe título de Cidadão Honorário

Homenagem entregue em sessão solene na câmara reconhece atuação do deputado e milhões de investimentos destinados para áreas como saúde, educação e infraestrutura

Prefeitos Juca Sloboda (Jaguariaíva), Elisangela Pedroso (Carambeí), Henrique Carneiro (Piraí do Sul) e Douglas Modesto (Ipiranga). Foto: Divulgação
RACHADURA NO PL Há 2 meses

Prefeitos do PL nos Campos Gerais articulam saída coletiva após filiação de Sergio Moro

Movimento político ganha força na região; grupo se reúne em Curitiba para formalizar desfiliação e reafirma apoio à continuidade do governo Ratinho Júnior

Prefeito Nilton Meira (PSD) prestou esclarecimentos em Sessão na Câmara Municipal. Foto: Divulgação
VIRADA NA NARRATIVA Há 2 meses

Após nova apuração da Folha, decisão do prefeito de Carlópolis sobre Mais Médicos ganha nova leitura

Novas informações revelam que o município aderiu ao programa na modalidade de cofinanciamento, modelo que redireciona recursos da Atenção Primária para custear médicos e influenciou a decisão administrativa