Operação Rondon Paraná abre seleção de voluntários no Norte Pioneiro

Operação tem como objetivo promover ações de extensão universitária nas áreas da cultura, educação, empreendedorismo e outras áreas educacionais

Por: DAVI MARTINS Fonte: DA REDAÇÃO COM AEN
20/03/2025 às 18h56
Operação Rondon Paraná abre seleção de voluntários no Norte Pioneiro
Seleção de voluntários para a Operação Rondon Paraná 2025 vai até 15 de junho. Foto: SETI

Estão abertas as inscrições para voluntários interessados ​​em participar da Operação Rondon Paraná 2025, que realiza ações de extensão universitária ao Norte Pioneiro e outras regiões do estado. Alunos e professores das sete universidades estaduais podem se inscrever nos processos seletivos internos de cada instituição até dia 15 de junho. A operação ocorrerá entre os dias 9 e 23 de julho e deverá reunir 360 participantes, sendo 286 estudantes e 74 docentes.

Nesta edição, 10 municípios do Norte Pioneiro foram convidados para sediar as atividades, sendo elas Abatiá, Barra do Jacaré, Conselheiro Mairinck, Guapirama, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal e Santo Antônio da Platina. O trabalho será atendido às necessidades específicas de cada cidade, promovido por representantes das universidades em conjunto com gestores públicos locais, como professores, pedagogos, diretores escolares e agentes de saúde e administração.

Continua após a publicidade

A proposta da operação é promover ações nas áreas de cultura, educação, saúde, empreendedorismo, meio ambiente e tecnologia. Os voluntários serão divididos em dois grupos: o primeiro atuará com foco em cultura, direitos humanos, justiça, educação e saúde; o segundo, com comunicação, meio ambiente, trabalho, tecnologia e produção. Um terceiro grupo será responsável pela cobertura das atividades, coordenado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), que será responsável pela comunicação da edição 2025.

Coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com apoio das pró-reitorias de extensão das universidades estaduais, a Operação Rondon Paraná terá custos de alimentação, transporte e material didático-pedagógico financiados pelo Governo do Estado.

Criada há 10 anos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Operação Rondon teve sua primeira edição estadual em 2023, quando realizou 372 ações e atendeu mais de 14 mil pessoas no Litoral e Região Metropolitana de Curitiba. Em 2024, a edição na região Centro-Sul alcançou mais de 40 mil pessoas com 878 ações extensionistas. Em 2025, a expectativa é que o Norte Pioneiro receba um volume ainda maior de atividades, reforçando o impacto social e educacional do projeto nas comunidades.

Continua após a publicidade

Além da região do Norte Pioneiro do Paraná, a Operação também abrangerá as cidades da região Norte do Estado, como Congonhinhas, São Sebastião da Amoreira e também Santa Amélia, além de outras sete cidades da região.

Marcos Barbosa foi condenado a 18 anos de prisão em novo júri. Foto: Reprodução/Tribunal do Júri de Wenceslau Braz
NOVE ANOS NA JUSTIÇA Há 1 semana

Crime de 2017 termina com ex-policial militar condenado a 18 anos por matar jovem em Santana do Itararé

Adinan de Oliveira lutou pela vida durante 11 dias após ser brutalmente agredido por dois homens; caso já havia sido julgado em 2019, mas uma reviravolta no STJ levou um dos acusados novamente ao banco dos réus e terminou em nova condenação

Foto: Lucas Fermin/SEED
VAGAS ABERTAS Há 2 semanas

PSS da Educação abre oportunidades para professores em Wenceslau Braz e região

Processo seletivo prevê mais de 30 mil contratações em todo o Paraná, com vagas nos 32 Núcleos Regionais de Educação; salários chegam a R$ 6,9 mil

Foto Reprodução - Tarobá Londrina
MOMENTOS DE AFLIÇÃO Há 2 semanas

Após 13 horas de tensão, BOPE invade apartamento e rende ex-pastor no Norte Pioneiro

Policiais arrombaram a entrada do apartamento no 19º andar e encontraram o homem deitado na cama, com armas ao seu redor; ocorrência mobilizou forças de segurança durante todo o sábado em Cornélio Procópio

Prédio foi completamente evacuado e avenida bloqueada. Foto Wagner Reporter
TENSÃO Há 2 semanas

Homem armado faz disparos, mobiliza Bope e mantém prédio isolado no Norte Pioneiro

Colecionador de armas está sozinho em apartamento no 19º andar; equipes especializadas negociam há horas para encerrar a crise sem vítimas, enquanto moradores foram retirados do edifício.

Imagem Ilustrativa. Foto: Reprodução/Internet
ALERTA VERMELHO Há 2 semanas

Wenceslau Braz e região entram em alerta severo para temporais, ventos fortes e granizo

Defesa Civil começou a disparar alertas aos celulares por volta das 23h30 desta sexta-feira (14); aviso aponta risco de chuva intensa, fortes rajadas de vento e queda de granizo