Na última terça-feira (11), a cidade de Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro do Paraná, atingiu um novo recorde de temperatura máxima no ano de 2025. A cidade, que é conhecida por ter uma das temperaturas mais altas da região, pode quebrar e estabelecer um novo recorde novamente no próximo fim de semana.
De acordo com informações divulgadas pela Agência Estadual de Notícias (AEN), seis cidades do Estado atingiram um novo recorde de temperatura máxima neste ano e, entre elas, a cidade de Santo Antônio da Platina, que atingiu a temperatura máxima de 33,2°C na última terça-feira. Contudo, dois dias depois de alcançar a temperatura mais elevada deste ano, uma notícia pode mudar o recorde da cidade.
Nesta quinta-feira (13), a reportagem da Folha realizou uma apuração das previsões para a região durante o próximo fim de semana e, segundo as informações coletadas pela reportagem, a cidade de Santo Antônio da Platina pode alcançar um novo recorde de temperatura máxima no próximo domingo (16).
Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o próximo domingo no município pode ultrapassar o novo recorde alcançado. Conforme dizem as previsões, a temperatura durante o dia deve ultrapassar os 32°C, sendo que a temperatura máxima durante o dia ainda não foi divulgada pelo Instituto, mas a informação é que pode ultrapassar o recorde estabelecido.
Além das previsões do Instituo, na última terça-feira (11), foi emitido um alerta para toda a região do Norte Pioneiro, informando que a região está sob riscos de sofrer uma onda de calor intenso e também de tempestades nos próximos dias. Segundo as previsões, cidades da região podem alcançar até 5°C acima da média histórica, o que deixa a cidade de Santo Antônio da Platina ainda mais suscetível a alcançar seu novo recorde deste ano.