Fernanda Richa destaca participação das mulheres no agronegócio do Estado

Fernanda Richa destaca participação das mulheres no agronegócio do Estado

Por:
10/05/2017 às 09h29 Atualizada em 10/05/2017 às 12h29

Na tarde desta terça-feira (9), secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa participou do 5º Encontro das Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná, no Centro de Tradições Gaúchas Tropeiros Das Colinas (CTG), em Ibaiti. O evento, organizado pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Emater e Aliança Internacional das Mulheres do Café do Norte Pioneiro, reuniu cerca de 400 cafeicultoras da região. São elas, em sua maioria, proprietárias de pequenas áreas de agricultura familiar, mas há também parceiras, que cultivam a terra cedida pelo proprietário.

Continua após a publicidade

Ao reforçar a importância da cafeicultura na história do Paraná, Fernanda valorizou a contribuição das mulheres agricultoras no Ciclo do Café, período de grande desenvolvimento para o Estado. “O Paraná e o café têm um vínculo centenário. Ele financiou a construção do Centro Cívico, as primeiras estradas ligando o Norte produtor agrícola ao porto de Paranaguá, que eram a Estrada do Cerne e, depois, a Rodovia do Café”, lembrou Fernanda Richa.

De acordo com ela, hoje a cultura do café no Paraná gera milhares empregos e novas tecnologias e, também, contribui de forma decisiva para o equilíbrio da balança comercial brasileira. “O Brasil é o maior produtor mundial de café e nosso Estado é sexto produtor brasileiro de café. Vocês, trabalhadoras do café, têm parte muito importante nestes resultados”, disse ela.

Continua após a publicidade