O esporte faz parte da vida de muitas pessoas, algumas por prazer ou cuidados com a saúde, já outras, levam essa atividade mais a sério como atletas e disputam diferentes competições. Esse é o caso do brazense Valdeci Emiliano Pereira, de 49 anos.
O atleta conta que treina há seis anos e que a corrida faz parte de sua vida. “Eu corro já fazem seis anos, quando eu comecei a treinar. É uma coisa que gosto muito e amo fazer, tanto pela prática do esporte, quanto pela disputa das corridas”, comenta o corredor.
Depois de alguns anos treinando e praticando a corrida como um hobby, Valdeci passou a disputar corridas na região onde ganhou troféus e medalhas. “A primeira vez que corri disputando foi em 2015 onde consegui um segundo lugar em Arapoti. Também conquistei o primeiro troféu na corrida de São Sebastião, em Wenceslau Braz, onde fui vencedor”, comemora.
Valdeci destaca outras conquistas importantes em sua carreira quando disputou corridas a nível estadual. “Em Arapoti também conquistei uma medalha de segundo lugar disputando uma corrida estadual. Ainda conquistei medalhas importantes em 6º lugar estadual em Wenceslau e também 10º em Jaguariaíva”, destaca.
Agora, o corredor almeja passos mais longos e se prepara para disputar a corrida de São Silvestre, em São Paulo. “Essa corrida para mim é um sonho, e eu quero poder realizar levando o nome de Wenceslau Braz para lá. Além disso, faz parte da nova categoria que quero correr, que são as corridas longas e de resistência”, explica.
A São Silvestre é uma corrida tradicional no calendário do brasileiro, e ocorre todos os anos no dia 31 de dezembro no Estado de São Paulo. O percurso de 15 quilômetros é percorrido pela famosa Avenida Paulista. Neste ano de 2017, será realiza a 93ª edição do evento que reúne todos os anos cerca de 30 mil participantes entre profissionais e amadores.
Para realizar seu sonho, o atleta conta como é sua rotina de treinos. “Eu corro todos os dias, principalmente para manter o ritmo, já que se trata de uma corrida de longa duração. Atualmente eu consigo fazer os 20 quilômetros em 1 hora e 20 minutos”, explica.
Valdeci ainda fala sobre outro sonho que faz parte de sua carreira. “Eu gostaria muito de poder correr lá na São Silvestre levando o nome de alguma empresa ou da própria cidade em uma camiseta. Gostaria muito de ter apoio para realizar esse meu sonho” e completa “espero nessa oportunidade ser reconhecido e poder fazer um projeto com jovens e crianças para tirá-los dos perigos das ruas, como as drogas e o roubo”, finaliza.