
DA REDAÇÃO/AGÊNCIA BRASIL - FOLHA EXTRA
As regras para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passam a valer nesta semana, após aprovação de resolução pelo Conselho Nacional de Trânsito que elimina, entre outras exigências, a obrigatoriedade das aulas em autoescolas.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou à Agência Brasil que a resolução será publicada ainda nesta semana no Diário Oficial da União (DOU), com efeito imediato. A expectativa é que a publicação ocorra nesta terça-feira (9), após cerimônia no Palácio do Planalto para lançar o novo aplicativo CNH do Brasil, que permitirá a obtenção do documento de forma digital.
O app oferece acesso ao conteúdo de estudo para condutores, sem necessidade de frequentar autoescolas. Ainda assim, quem desejar poderá optar por aulas teóricas e práticas presenciais. Segundo o Ministério dos Transportes, a mudança pode reduzir em até 80% o custo total da CNH.
Com as mudanças, o processo para tirar a CNH se torna mais acessível, moderno e flexível, permitindo que o candidato estude e pratique de acordo com suas necessidades, sem comprometer a segurança no trânsito.