Nesta quarta-feira (18), a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), de Siqueira Campos, emitiu um alerta à população vizinha de Salto do Itararé por conta de um foco de raiva em bovinos. Medidas preventivas devem ser tomadas para evitar que a doença se espalhe na região.
De acordo com informações divulgadas pela unidade da ADAPAR de Siqueira Campos, um foco de raiva bovina tem marcado presença em Salto do Itararé, causando preocupação entre os produtores locais. O caso foi registrado no Bairro dos Marias, mas, caso não haja prevenção, pode se espalhar para propriedades vizinhas.
Segundo a ADAPAR, os produtores no entorno de 10km, deverão vacinar seus animais contra a raiva, evitando assim que a doença se espalhe e acabe infectando mais animais na região. A ADAPAR recomenda que sejam vacinados os bovinos, bubalinos, equídeos, ovinos, caprinos e suínos das propriedades.
Os animais deverão, de preferência, serem revacinados após 30 dias da primeira dose e a vacina poderá ser aplicada anualmente nas propriedades próximas a abrigos de morcegos hematófagos. A raiva é uma zoonose, ou seja, é transmitida do animal para o homem e leva a morte em torno de 10 dias após o contágio pois não tem cura.