Quinta, 23 de Janeiro de 2025
19°C 31°C
Wenceslau Braz, PR
Publicidade

Surto de raiva bovina em Salto do Itararé preocupa produtores

ADAPAR alerta que vacinação contra raiva se faz necessária para evitar que a doença se espalhe

Por: DAVI MARTINS Fonte: DA REDAÇÃO COM CLARET COUTINHO
18/12/2024 às 15h30
Surto de raiva bovina em Salto do Itararé preocupa produtores
Foto: Ilustrativa - Reprodução/Internet

Nesta quarta-feira (18), a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), de Siqueira Campos, emitiu um alerta à população vizinha de Salto do Itararé por conta de um foco de raiva em bovinos. Medidas preventivas devem ser tomadas para evitar que a doença se espalhe na região.

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com informações divulgadas pela unidade da ADAPAR de Siqueira Campos, um foco de raiva bovina tem marcado presença em Salto do Itararé, causando preocupação entre os produtores locais. O caso foi registrado no Bairro dos Marias, mas, caso não haja prevenção, pode se espalhar para propriedades vizinhas.

Segundo a ADAPAR, os produtores no entorno de 10km, deverão vacinar seus animais contra a raiva, evitando assim que a doença se espalhe e acabe infectando mais animais na região. A ADAPAR recomenda que sejam vacinados os bovinos, bubalinos, equídeos, ovinos, caprinos e suínos das propriedades.

Os animais deverão, de preferência, serem revacinados após 30 dias da primeira dose e a vacina poderá ser aplicada anualmente nas propriedades próximas a abrigos de morcegos hematófagos. A raiva é uma zoonose, ou seja, é transmitida do animal para o homem e leva a morte em torno de 10 dias após o contágio pois não tem cura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.