O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (26) o plano de vacinação contra a Covid-19 para o ano de 2023. De acordo com o cronograma, a primeira fase de imunização começa no dia 27 de fevereiro.
As doses de reforço serão do imunizante bivalente da Pfizer destinadas aos grupos mais expostos ao risco de contrair a doença. De acordo com o Ministério da Saúde, as novas doses protegem contra a cepa original do vírus e suas subvariantes, como é o caso da ômicron.
A primeira etapa vai imunizar pessoas com 70 anos ou mais, incluindo as que vivem em Instituições de Longa Permanência, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Na segunda fase, será imunizada a população com idade entre 60 e 69 anos. Na terceira etapa, será a vez das gestantes e puérperas. A quarta etapa será destinada aos profissionais de saúde. A meta é imunizar 90% do público alvo.
O Ministério da Saúde também quer reforçar a imunização para população com idade superior aos 12 anos. A recomendação é de uma dose de reforço para quem tem até 40 anos. Também serão destinadas doses para as crianças.
No mês de fevereiro, serão realizadas campanhas de informação para reforçar a importância da imunização contra Covid e a aplicação das doses de reforço.
Mín. 18° Máx. 34°