NORTE PIONEIRO

Dez municípios da região passam a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro 2022

niciativa promovida pelo governo Federal por meio do Ministério do Turismo tem o objetivo de nortear as ações de fortalecimento e desenvolvimento do setor

06/04/2022 18h27
Por: Daniele Caetana
Fonte: Marcelo Aguiar
Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.

O governo Federal, através do Ministério do Turismo, divulgou na semana passada o novo Mapa do Turismo Brasileiro. Tendo em vista que um dos principais potenciais de desenvolvimento está relacionado a exploração do turismo, muitos municípios do Norte Pioneiro não poderiam estar de fora.

O documento que tem como base Portaria nº 144, de 27 de agosto de 2015, é um instrumento adotado pelo governo que reúne os municípios que tem no turismo uma ferramenta de desenvolvimento. Com a inclusão das cidades neste relatório, é possível identificar quais são as demandas e necessidades para assim realizar investimentos e demais ações para promover o setor em todo o país.

Em sua versão 2022, o novo Mapa do Turismo Brasileiro reúne 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas de todo o país. As solicitações de cadastros são realizadas pelos gestores municipais através da plataforma Sismapa e passam pela validação do Ministério do Turismo.

“Qualquer município do país pode fazer parte do Mapa do Turismo e, desta forma, ser beneficiado diretamente com ações e recursos do Ministério do Turismo para ampliar o desenvolvimento da atividade turística local. Para isso, os gestores municipais precisam assumir o compromisso de priorizar o setor, que é de fundamental importância na economia do nosso país, gerando emprego e renda para milhares de famílias em todo o país”, destaca o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

A partir deste ano, gestores de turismo municipais podem atualizar informações ou cadastrar municípios a qualquer tempo e não mais a cada dois anos, como era o processo anterior de elaboração do Mapa do Turismo. Com a medida, a plataforma de atualização permanece aberta durante todo o ano.

NORTE PIONEIRO

Na edição deste ano do Mapa do Turismo Brasileiro, a região do Norte Pioneiro aparece com os municípios de Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Ibaiti, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos e Tomazina.

Conforme dados do relatório do Mapa do Turismo, em maioria os turistas são os chamados “domésticos”, isso é, pessoas que residem na região do Norte Pioneiro. Neste quesito, os líderes de visitação são as cidades de Cambará com mais de 51 mil turistas e Santo Antônio da Platina com quase 20 mil. Já no que diz respeito a visita de estrangeiros, se destacam como destinos dos “gringos” as cidades de Bandeirantes, Carlópolis, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos e Tomazina.

Os números do relatório ainda apontam que os municípios da região concentram mais de 30 estabelecimentos comerciais voltados para o atendimento dos turistas, os quais geram mais de 140 empregos diretos.

Todos os municípios incluídos no relatório são classificados de A a E no Mapa do Turismo. O Ministério do Turismo explica que a categorização tem como base o desempenho econômico do município através do turismo tempo como referência algumas variáveis. Entre estas, estão, por exemplo, quantidade de estabelecimentos de hospedagem e empregos diretos através do turismo, além de visitantes domésticos e internacionais e etc. Na região do Norte Pioneiro, os municípios supracitados estão classificados entre C e D.

Vale ressaltar ainda as ações que vem sendo realizadas pelo governo estadual na região para fomentar e desenvolver o turismo no Norte Pioneiro. Dentre estas, pode-se, por exemplo, destacar os projetos voltados a região do Angra Doce, o turismo religioso, turismo de esporte e aventrura e obras de intervenções em aeroportos como nos casos de Siqueira Campos e Cornélio Procópio.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Wenceslau Braz - PR
Atualizado às 11h25
17°
Poucas nuvens Máxima: 22° - Mínima: 11°
17°

Sensação

17.1 km/h

Vento

66.2%

Umidade

Fonte: Climatempo
Tomazina 1 rural fest
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas