10°C 24°C
Wenceslau Braz, PR

Conheça o município de Castro e seus itinerários históricos

Conheça o município de Castro e seus itinerários históricos

11/03/2022 às 09h59 Atualizada em 11/03/2022 às 12h59
Por:
Compartilhe:
Conheça o município de Castro e seus itinerários históricos

Com mais de 300 anos de história, Castro possui vocação principalmente para o turismo histórico cultural. Em um passeio pelo município pode-se vislumbrar os casarões, visitar museus, fazendas históricas e apreciar o belo Rio Iapó, cuja as margens surgem o pouso de tropeiros que deu origem a cidade.

Além da memória do tropeirismo, a influência dos imigrantes contribuiu muito para a formação étnica do município, principalmente conhecida pelas colônias de alemães e holandeses.

Uma curiosidade interessante é que a cidade de Castro já ganhou o título de Capital Nacional do Leite em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos produtores que com muita dedicação atingem elevados índices de produção por animal.

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

Inaugurada em dezembro de 1899, o local conta com uma estrutura arquitetônica simples, composta de uma construção em alvenaria de tijolos sobre embasamento de pedras. Destacam-se os pilares estruturais arrematados na parte superior por frisos em relevo e os ladrilhos hidráulicos que revestem parte do piso interno. Imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual em 1997.

[caption id="attachment_275299" align="alignnone" width="800"] Estação Ferroviária. Foto: Wiki[/caption]

MUSEU TROPEIRO

Inaugurado em 1977, no casario mais antigo da cidade, o Museu foi criado para resgatar e preservar a memória do tropeirismo, ciclo econômico dos séculos XVIII e XIX. É considerado o mais importante do gênero no país, contando com um acervo de mais de mil peças, documentos e objetos históricos que retratam a vida do tropeiro.

[caption id="attachment_275300" align="alignnone" width="1920"] Museu Tropeiro. Foto: Prefeitura Municipal.[/caption]

CASA SINHARA

Teve sua construção iniciada na primeira metade do século XIX e tombado em 1982. Recentemente tornou-se a Casa de Sinhara (ambiente que relata a vida da mulher castrense na época do tropeirismo). Possui objetos, móveis e utensílios, que transmitem ao visitante uma ideia fiel da época.

[caption id="attachment_275298" align="alignnone" width="1920"] Casa Sinhara. Foto: Prefeitura Municipal.[/caption]

IGREJA MATRIZ SENHORA SANT´ANA

Sua construção foi iniciada pelos escravos no início do século XVIII e concluída em 1876, sendo a segunda torre construída em 1961. Em seu interior encontram-se esculturas de madeira feitas pelo frei Mathias de Gênova, lustres de cristais que foram doados por D. Pedro II e um sino de bronze rachado após ter sido tocado na comemoração do fim da Segunda Guerra Mundial.

MEMORIAL DA IMIGRAÇÃO HOLANDESA (MOINHO)

“De Immigrant” (O imigrante) foi construído em 2001 pelo engenheiro holandês Jan Heijdra em comemoração de 50 anos da chegada dos imigrantes holandeses ao município de Castro. Considerado o maior moinho da América Latina, a construção mostra uma identidade cultural para o local.

[caption id="attachment_275297" align="alignnone" width="555"] Museu do Imigrante Holandês. Foto: Prefeitura Municipal.[/caption]

RIO ÍAPO E PONTE FÉRRREA

O rio, que em tupi-guarani significa “Rio que alaga”, tem característica alagadiça. Seus capões acolhedores e fartura de peixes favoreceu o pouso dos tropeiros. Sua extensão é de aproximadamente 180 KM. Seu leito é sinuoso e possui diversas espécies de peixes, como traíra, lambari, bagre, cará, tubarana, carpa e tuvira. O rio forma o Cânion Guartelá e é um dos 5 melhores rios do Brasil para rafting.

Sobre ele, passa a centenária ponte férrea. A base foi construída no século XIX, com uma estrutura de aço importada da Alemanha chegando em Castro desmontada. O local foi inaugurado em 1899, com 144 metros de comprimento.

MUSEU DO IMIGRANTE ALEMÃO

Conhecido como Casa do Colono das Kolonistenhaus, foi inaugurado em 18 de abril de 1999. Seu pequeno acervo é composto por peças e objetos doados por imigrantes alemães (utensílios domésticos e agrícolas). Administrado pela Associação Cultural de Preservação da História e Ecologia de Terra Nova, cujo objetivo é a preservação da cultura alemã.

MUSEU DA LOJA MAÇÔNICA FRATERNIDADE CASTRENSE

Instalada dentro de uma das mais antigas Lojas Maçônicas existentes, dispõe de documentos históricos, como cópia da ata de fundação do ano de 1876, documentos que ainda eram selados com cera derretida, artigos de jornais, ferramentas que simbolizam o trabalho realizado, carteiras de antigos membros, condecorações recebidas e também uma pequena biblioteca. Há também a Galeria onde são homenageados os veneráveis, o primeiro foi Francisco Xavier da Silva, em 1876.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.