Publicidade

Afinal, o anticoncepcional faz mal a saúde? Confira na matéria

Afinal, o anticoncepcional faz mal a saúde? Confira na matéria

Por:
14/02/2018 às 15h49 Atualizada em 14/02/2018 às 17h49

Os reais efeitos das pílulas anticoncepcionais é um assunto discutido por grande parte das mulheres que ingerem o medicamento.

Mas a questão central talvez não seja o uso e sim a utilização errônea desse tipo de contraceptivo via oral. Em uma recente pesquisa da pela companhia farmacêutica Bayer com apoio do Departamento de Ginecologia da Unifesp, ficou constatado que duas em cada três mulheres que tomam anticoncepcional usam o método de forma errada.

Para saber mais sobre o assunto, a Folha Extra entrevistou a médica Fabíola de Castro Dano Albergoni, que esclarece essa dúvida e expõe quais são os sintomas acarretados com o uso da pílula.

Segundo ela, o sintoma do medicamento varia de acordo com cada paciente, podendo causar patologias como dor de cabeça, enxaqueca, aumento da pressão arterial, maior retenção de líquido, ganho de peso e trombose, contudo se a mulher estiver adaptada e ingira o medicamento após passar por uma orientação médica, as chances do remédio causar mal a saúde são mínimas.

 

Médica falou sobreos reais efeitos das pílulasanticoncepcionais  

 

Mesmo sendo um grande aliado para as mulheres que não desejam engravidar, a médica ressalta a importância de usar outros métodos contraceptivos associados ao anticoncepcional. “Indico outros métodos, como uso de preservativos, porque sabemos que a pílula evita gravidez, mas temos que nos lembrar das doenças sexualmente transmissíveis”, orienta.

Quanto à idade ideal para ingerir o medicamento, Fabíola ressalta a importância de se consultar. “Temos observado que o início da atividade sexual das adolescentes está ocorrendo cada vez mais cedo. Do ponto de vista prático, a pílula anticoncepcional pode ser utilizada precocemente, desde que a moça seja examinada, orientada e acompanhada por um médico”, explica.

 

 

TROMBOSE                                                             

 

A doença mais conhecida entre as pacientes que utilizam a pílula é a trombose, porém, segundo a médica, em mulheres jovens e saudáveis, o risco de desenvolver má circulação, associada ao medicamento, é baixo.

Estudos mostram que a incidência de eventos trombóticos em mulheres que usam a pílula é de 10 casos para cada 10 mil mulheres contra cinco casos para cada 10 mil que não ingerem os contraceptivos orais, ou seja, a incidência de trombose associada ao anticoncepcional pode até dobrar, mas ainda continua baixo.

Em geral, o risco de eventos trombóticos é maior durante o primeiro ano de uso da pílula. Alguns fatores, contudo, elevam o risco de trombose, entre os mais comuns estão a obesidade, idade acima de 39 anos, ser fumante ou ter outras doenças que interfiram na coagulação do sangue, como deficiência de proteína S, proteína C ou antitrombina, fator V de Leiden, hiper-homocisteinemia, anticorpo antifosfolipídeo, síndrome nefrótica, cirurgias, principalmente as ortopédicas dos membros inferiores, histórico prévio de eventos trombóticos e familiar.

 

INDICAÇÃO                                                              

 

Para cada tipo de mulher, ocorre uma indicação do medicamento e essa recomendação é muito importante, pois é comum que as mulheres comecem a tomar a pílula, seguindo o conselho de uma amiga e, desta forma, não recebem informações de um especialista.

“No Brasil a automedicação é muito comum e esse hábito é muito arriscado. Todos os medicamentos só devem ser usados sob orientação médica, devido aos efeitos colaterais que podem causar”, finaliza a médica.

 

Previsão aponta tempestades acompanhadas de chuva intensa, queda de granizo e rajadas de vento que podem chegar aos 100 km/h. Foto: José Fernando Ogura / AEN
ALERTA LARANJA Há 20 horas

Cidades da região estão em alerta de perigo para tempestades intensas

Wenceslau Braz, Sengés, Arapoti, Jaguariaíva e outras cidades da região estão entre os 251 municípios paranaenses sob alerta laranja nesta quinta-feira (5); previsão indica chuva intensa, granizo e risco de estragos

Foto: Reprodução/RSN
ALERTA MÁXIMO Há 2 dias

Paraná entra em alerta máximo para temporais; Defesa Civil mobiliza equipes em todo o Estado

Previsão indica chuvas intensas, granizo e ventos que podem superar 100 km/h em áreas sob alerta vermelho entre quarta (4) e quinta-feira (5); Governo prepara estrutura para atender possíveis emergências

Momento da prisão da suspeita em Wenceslau Braz - Foto Divulgação Redes Sociais
LATROCÍNIO Há 2 dias

Vendedores de Carlópolis são mortos após negociação de caminhonete em São José da Boa Vista

Vítimas seriam proprietário e gerente de uma loja de veículos; duas mulheres foram presas em Wenceslau Braz e polícia investiga suspeita de latrocínio

Com aproximadamente 4,4 mil habitantes, Marquinho enfrentou uma das situações mais graves provocadas pelas chuvas registradas no Paraná. Foto Reprodução de vídeo da internet
DESTRUIÇÃO Há 4 dias

Temporal atinge cidade de 4 mil habitantes, destrói casas e deixa 70% da população afetada

Chuva de granizo e ventos fortes provocaram estragos em escolas, unidades de saúde e prédios públicos; praticamente toda a cidade ficou sem energia elétrica

Após a repercussão, Salete divulgou uma nota pública de retratação na terça-feira (27). Foto: Reprodução/G1 Paraná
DECLARAÇÃO POLÊMICA Há 1 semana

Vereadora diz que não quer mais nordestinos em cidade do Paraná após reeleição de Lula

Salete Kronbauer (PP) fez declarações contra nordestinos e baianos após o resultado das eleições presidenciais; Ministério Público solicitou abertura de inquérito e parlamentar pediu desculpas