No último domingo (04), durante a primeira edição da Copa Cacto de Jiu-Jitsu, realizada no município de Ourinhos, um jovem brazense de 11 anos de idade se destacou na competição, alcançando o pódio da competição em sua primeira participação profissional no mundo das competições.
A Copa Cacto, organizada pelo Clube de Arco, Caça e Tiro de Ourinhos (Cacto) e gerenciada pela Extreme Competições, realizou sua primeira edição no último domingo. O evento reuniu mais de 1.200 atletas de mais de 50 cidades diferentes, sendo considerado o maior evento de jiu-jitsu da região.
Samuel da Silva Barbieri Reis, jovem de Wenceslau Braz que tem 11 anos de idade, foi uma das atrações do evento, alcançando o pódio da competição em sua primeira participação no mundo das competições. Disputando em nome da equipe Raminelli, Samuel disputou na categoria de 52kg, onde conquistou a medalha de prata na competição, consolidando seu esforço durante os treinamentos.
“Comecei a treinar quatro meses atrás. Quando soube da Copa Cacto, comecei a treinar mais focado e pensando em chegar ao pódio, mas não da forma em que cheguei”, afirma Samuel. O jovem atleta conta que se esforçou para participar, mas ao chegar na competição, uma situação inusitada fez com que Samuel avançasse diretamente para a partida final da competição.
“Na minha chave haviam sete oponentes, mas três desistiram logo no início e outro oponente pediu para não lutar. Com isso, avancei direto para a final, contra um oponente dois anos mais velho que eu e bem mais alto. Perdi para ele, mas consegui ser um dos finalistas da competição”, relata o jovem.
Segundo ele, além da desistência dos oponentes, seu esforço durante os treinamentos foi a chave para a classificação. “Acredito que essa colocação não foi apenas pela desistência dos outros, mas porque eu consegui resistir bastante na luta”, afirmou.
O jovem atleta iniciou no mundo do jiu-jitsu em abril deste ano, segundo ele, através de um antigo desejo e indicações de amigos. “Sempre gostei do jiu-jitsu, mas não sabia que tinha treinamentos aqui em Wenceslau Braz, mas através das redes sociais e dos meus amigos, descobri que tinha e já comecei a treinar”, contou Samuel.
“No começo eu sentia muita vergonha, mas como eu sempre gostei do esporte, não desisti e dei continuidade aos treinamentos. Me adaptei muito rápido com a modalidade e, no domingo, participei do meu primeiro campeonato profissional”, relatou o jovem.
Para o jovem, a conquista da medalha ficará marcada em sua trajetória, pois estreou conquistando o segundo lugar na competição que é considerada, atualmente, a maior da região.
“Me sinto contente e orgulhoso pela minha classificação. Entrei há pouco tempo no mundo de jiu-jitsu, mas sei que meus esforços foram consolidados nessa competição, que ficará marcada em minha vida”, enfatizou Samuel.
Jaellen da Silva Reis, mãe de Samuel, expressou sua felicidade e orgulho pelo filho, que, segundo ela, continuará avançando com os treinamentos, conquistando muito mais ao longo de sua trajetória.
“Sempre apoiei o Samuel e me sinto muito feliz por ele, pois se mostrou forte e corajoso. Acredito que ele vai conquistar muito mais ainda, pois vejo muito potencial nele”, afirmou Jaellen.