Publicidade

Presidente da Câmara fala sobre Leis aprovadas pelos vereadores que beneficiam a população de Pinhalão

Sebastião Morais destacou ações como a reforma do Regimento Interno e atualização da Lei Orgânica do município

Por: Marcelo Aguiar Fonte: Redação
04/06/2024 às 14h16
Presidente da Câmara fala sobre Leis aprovadas pelos vereadores que beneficiam a população de Pinhalão
Foto: Divulgação.

O presidente da Câmara de Vereadores de Pinhalão, Sebastião Morais, o Baianinho, concedeu entrevista à Folha Extra, na qual destacou os trabalhos que vêm sendo realizados pelo Legislativo municipal durante sua gestão frente à Casa de Leis e as ações que têm beneficiado a população do município.

O vereador falou sobre a atualização do Regimento Interno da Câmara e também da Lei Orgânica do município, que não eram alteradas desde 1990. Entre as principais mudanças do regimento, estão a atualização junto ao novo Código Civil e também dos prazos. Já na Lei Orgânica, também foi realizada a atualização junto à legislação atual, além da participação dos vereadores na aplicação de parte dos recursos municipais.

Continua após a publicidade

“São duas leis importantes para nosso município, mas que não eram atualizadas desde 1990. Na Lei Orgânica, por exemplo, foi instituída a emenda parlamentar onde, a partir do ano que vem, os vereadores terão acesso a 2% da receita líquida do município para destinar para as áreas que acham necessárias, sendo que metade desse valor deve ser aplicada na Saúde”, explicou o vereador.

De acordo com a projeção dos vereadores, a expectativa é de que cada parlamentar tenha acesso a R$ 80 mil anuais para realizar investimentos em educação, esportes, saúde, entre outras áreas. “É uma ação que vai beneficiar e trazer ainda mais melhorias para os moradores do nosso município”, comentou presidente da Casa de Leis.

Sobre a reforma do Regimento Interno, Baianinho explicou que foi um trabalho iniciado em janeiro deste ano e que já foi aprovado em duas votações. “Era necessário realizar a atualização deste regimento para que os nossos trabalhos acompanhem a legislação atual, tornando a Câmara ainda mais funcional e moderna para realizar o trabalho do Legislativo e atender às demandas da população”, disse o parlamentar.

Continua após a publicidade

Ainda conforme destacou o presidente da Câmara, também foram aprovadas outras leis visando benefícios para os moradores do município. “Nós aprovamos projetos relacionados ao rodeio da nossa cidade, como a proibição de se cobrar estacionamento das pessoas que estacionam nas ruas, algo que era praticado anteriormente. Também foi aprovada a lei que direciona o campo de futebol da cidade apenas para práticas esportivas, não podendo, por exemplo, ser utilizado como estacionamento para o rodeio, garantindo assim a qualidade do gramado. Outra lei importante visando à qualidade de vida de crianças, idosos, animais e população em geral foi a proibição dos fogos de artifício com barulho”, comentou o vereador.

O parlamentar ainda informou que, no fim do ano passado, a Câmara adquiriu um novo automóvel para uso do Legislativo, sendo o antigo doado para reforçar a frota da prefeitura. Outra novidade é que, para os próximos meses, está previsto o início das obras de reforma da Câmara de Vereadores. “Seguimos trabalhando pensando sempre nos interesses da população de Pinhalão”, comentou.