Prefeitos da AMCG fazem balanço positivo da XXI Marcha à Brasília

Prefeitos da AMCG fazem balanço positivo da XXI Marcha à Brasília

Por:
28/05/2018 às 14h07 Atualizada em 28/05/2018 às 17h07
Prefeitos da AMCG fazem balanço positivo da XXI Marcha à Brasília

Os prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) retornaram da Marcha em Brasília esperançosos quanto às pautas municipalistas. Com uma participação massiva de representantes no Brasil e público recorde do Paraná, os gestores puderam apresentar as suas reivindicações junto ao Governo Federal.

“A marcha à Brasília em defesa dos municípios é a oportunidade que todos os municípios do Brasil têm de apresentar as demandas ao Governo Federal, aos parlamentares e a nação, colocando os municípios no mesmo patamar de importância dos estados e do país, na discussão pacto federativo”, apontou o presidente da AMCG e prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda (DEM).

Continua após a publicidade

“O evento foi muito positivo, com várias conquistas e, principalmente, para o reconhecimento da força e o respeito que os prefeitos demonstram hoje perante o Governo Federal”, completou.

Além do presidente da AMCG estiveram presentes em Brasília, o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), o prefeito de Carambeí, Osmar Blum (PSD), e os prefeitos de Porto Amazonas, Antonio Polato (PPS), de Ortigueira, Lourdes Bannach (PPS), de Arapoti Nerilna Pena (PP), de Castro, Moacyr Fadel (PMDB) e de Ventania Antonio Helly Santiago (DEM).

Conforme o presidente muitas reivindicações foram colocados para a melhoria da gestão dos municípios. Juca destacou ainda a oportunidade de ouvir os principais candidatos, além de poder apresentar as principais pautas ao futuro presidente.

Continua após a publicidade

Quanto as reivindicações ao Governo Federal, o presidente da AMCG destacou a atualização da Lei de Licitações, o aumento de 1% no repasse do FPM aos municípios, a ser pago no mês de setembro de cada ano, o encontro de contas da Previdência, o aumento da segurança pública, a reforma do ensino médio e a repactuação das dividas dos Institutos de Previdência.

Além das demandas municipalistas junto ao Governo Federal, os prefeitos do Paraná tiveram a oportunidade de um encontro com o Governo do Estado e a bancada federal. “Foi muito proveitoso, pois serviu para aproximar a bancada de deputados federais, a governadora do Estado Cida Borghetti e os prefeitos presentes na Marcha”, relatou Juca, destacando o anúncio de 20% o valor do repasse do estado para o transporte escolar. “Isso auxilia os municípios para cobrir os custos, principalmente agora que o combustível está tendo esses aumentos absurdos”, finaliza.