Ibaiti, cidade do Norte Pioneiro do estado, está realizando a instalação de um monumento em homenagem aos pioneiros. A obra do escultor ibaitiense Kalú Chueiri está sendo instalada na nova rotatória na junção de duas importantes avenidas da cidade.
A obra foi executada com recursos da Lei Paulo Gustavo de fomento à Cultura (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022). São cinco estátuas que representam os Elementos Pioneiros Formadores da Cultura Social do Município de Ibaiti. O monumento é composto pela figura de um indígena, um mineiro de carvão, um operário ferroviário, uma cafeicultora e um pecuarista (veja abaixo da matéria o significado de cada um).
As esculturas levaram cerca de quatro meses para serem concluídas e foram confeccionadas no ateliê do escultor na cidade de Pato Branco.
Kalu Chueiri esteve em Ibaiti, onde em parceria com o departamento de cultura da cidade iniciou as instalações das esculturas. De acordo com a prefeitura, haverá ainda a ornamentação em jardinagem, pintura dos murais e identificação para destaque da obra e iluminação.
A obra retrata pioneiros que contribuíram para a formação do município de Ibaiti. Pessoas que vieram das mais diversas regiões para exercerem atividades laborais contribuindo para a formação e desenvolvimento da comunidade, antes patrimônio, até formação do município de Ibaiti somando ao indígena da etnia Kaingang (Bugre) que já habitava na região.
Os Kaingang, um povo pertencente à família Jê que ocupa atualmente 46 terras indígenas localizadas nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul dando origem ao nome do município de Ibaiti (Água da Pedra).
Trabalhadores que chegaram com suas famílias para o árduo trabalho na exploração das jazidas de carvão mineral.
Trabalhador da Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (estrada de ferro) que construíram o sub-ramal do Rio do Peixe e se estabeleceram na região.
Famílias que vieram de várias regiões para a atividade agrícola, principalmente a cafeicultura.
Famílias que se estabeleceram nas propriedades rurais para a atividade de criação de gado de corte e leite.
Kalú Chueiri nascido em 25 de janeiro de 1951 na cidade de Ibaiti. Cursou o primário (ensino fundamental) no Grupo Escolar Monteiro Lobato e ginasial no Ginásio Antônio Martins de Melo. Tem licenciatura em Educação Física e pós graduação em Arte e Educação. É escultor autodidata com trabalhos realizados em várias partes do estado do Paraná. Suas obras podem ser vistas nas cidades de Pato Branco, Capanema, Coronel Vivida, Bom Sucesso do Sul, Mariópolis, Bandeirantes, Santo Antônio da Platina, Curitiba entre outras cidades.
Kalú já recebeu diversos prêmios por participação em concursos e salões de artes em todo o Estado do Paraná. Entre eles: Primeiro concurso de esculturas João Turin, Participação e obra selecionada no 17º Salão de Artes Paraná, projetos selecionados através da Lei Aldir Blanc e Paulo Gustavo. O escultor pertence a Academia Patobranquense de Letras e Artes.
Equilíbrio – Do artesanal para o tecnológico (obra instalado na rotatória da Avenida Paulo Cruz Pimentel).
Monumento à Educação – Obra instalada na sede do Núcleo Regional de Educação- NRE
Mão que Educam – Obra instalada na sede da Secretaria Municipal de Educação.
Memorial a Jorge Banuth – Obra instalada no Estádio Municipal.
Deusa da Justiça – Obra instalada no jardim do Museu Histórico.
Busto de Mário Yamanouye – Obra instalada no jardim do Museu Histórico em homenagem ao seu patrono.
Maquete do Monumento (estudo) Elementos Pioneiros Formadores da Cultura Social do Município de Ibaiti – Obra exposta no acervo do Museu Histórico.