12°C 23°C
Wenceslau Braz, PR
Publicidade

Ibaiti inaugura novo Quartel dos Bombeiros e recebe veículos do governo do Estado

Além da nova sede dos bombeiros, também foi inaugurado um heliponto para dar maior agilidade na transferência de pacientes

05/02/2024 às 09h01
Por: Marcelo Aguiar Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Na última quinta-feira (01), o município de Ibaiti realizou a inauguração do primeiro Quartel de Bombeiros Integrados do Paraná. O projeto faz parte de uma iniciativa do governo do estado para que bombeiros militares possam atuar em conjunto com agentes da Defesa Civil. A cerimônia contou ainda com a inauguração de um heliponto e a entrega de veículos.

Continua após a publicidade
Anúncio

A inauguração do novo quartel contou com a presença do comandante geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, do coordenador da Casa Civil no Norte Pioneiro, Juarez Leal, do presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI), Luiz Henrique Germano, do presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI), Marcelo Palhares, do deputado estadual representante do município, Alexandre Curi, do deputado estadual Pedro Lupion, além de assessores de deputados estaduais, do prefeito de Ibaiti, Antonely Carvalho, prefeitos da região e demais autoridades municipais.

Continua após a publicidade
Anúncio

O coronel falou sobre a importância do novo quartel não apenas para Ibaiti, mas para outros municípios que também devem fazer parte da iniciativa nos próximos meses. "Hoje inauguramos o 1º Quartel de Bombeiro Integrado do Corpo de Bombeiros do Paraná. O objetivo é ampliar os serviços prestados pela instituição em toda a região do Norte Pioneiro. A Corporação consegue com isso potencializar os seus serviços, com o auxílio de agentes de Defesa Civil, em conjunto com os nossos bombeiros militares, aumentando os serviços na área de combate a incêndio, de busca, salvamento. E também teremos agora aqui em Ibaiti a presença do serviço do Siate, com a entrega de uma ambulância ao município", destacou.

A iniciativa partiu de uma Lei sancionada pelo governador Ratinho Junior em novembro do ano passado que instituiu o programa Bombeiro Integrado no Estado. Através desta lei, fica permitida a atuação conjunta entre bombeiros militares e bombeiros/agentes da Defesa Civil dos municípios. O programa pode ser implementado em municípios de até 60 mil habitantes.

O coordenador da Casa Civil no Norte Pioneiro, Juarez Leal, o Daio, descreveu o evento como mais uma iniciativa do governo do Estado em investir na busca de melhorias para os moradores do Norte Pioneiro. “Hoje estamos presenciando um momento histórico para a região do Norte Pioneiro. Além de proporcionar um serviço de suma importância para população em geral, pois os agentes deste quartel irão atuar não apenas no combate a incêndios, mas salvando vidas em acidentes, afogamentos e outras situação. Além disso, o governo do Estado escolheu Ibaiti para receber o primeiro Quartel de Bombeiros Integrados do Paraná. Isso mostra a preocupação do govenador Ratinho Junior em atender as demandas dos municípios da nossa região”, frisou.

Em Ibaiti, o novo quartel irá funcionar com um efetivo de 22 agentes, sendo dez bombeiros militares e 12 agentes da Defesa Civil. Conforme a Lei, o atendimento deve ser realizado de forma mista, ou seja, os bombeiros civis devem atuar no apoio aos bombeiros militares e as ocorrências devem sempre contar com a presença de um bombeiro militar.

Além da inauguração do quartel, a cerimônia ainda contou com a entrega de novos veículos para reforçar a frota dos bombeiros e também do município. Ao todo, foram duas ambulâncias para o Siate, duas ambulâncias para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), além de veículos para frota da prefeitura de ibaiti destinados a Estratégia da Saúde da Família.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.