Aquilo que as pessoas veem no palco, na hora da reunião, ou seja, a hora que você está de fato se comunicando, é o seu palco, porém aqui é o lugar que você vai descobrir que o palco é só resultado de um bastidor bem preparado.
Numa peça de teatro com duração de uma hora o que o público vê é uma sequência de cenas, com início, meio e fim dentro de uma história onde tudo acontece como tem que acontecer, mas o que o público não vê é que para chegar naquela 1 hora, foram necessárias, muitas horas, errando, começando do zero, excluindo e fazendo de novo, o público não vê que teve momentos que a pessoa quis desistir, que não conseguia decorar a fala, ou não entendia o contexto da história, e tudo isso é normal, é o processo natural da construção de uma peça teatral, é o bastidor, é o atrás das cortinas que ninguém vê.
O problema está quando não definimos esse limite e levamos o bastidor para o palco e o palco para o bastidor.
Sabe aquela pessoa que quando está sozinha em casa, canta, dança, faz performances incríveis, cria músicas, coreografias, mas quando alguém pede pra ela cantar ou dançar ela quase morre do coração, diz que tem vergonha e que não sabe? É a pessoa que deixa no bastidor aquilo que era para estar no palco e no palco, age como se estivesse no bastidor.
A comunicação, independente da situação que você necessite melhorar seu poder de comunicação, também é dividida nessas duas partes.
Por isso que várias vezes peço aos meus alunos para treinar na frente de um espelho, para gravar a sua voz e ouvir para se acostumar com ela, treinar a apresentação e não só o conteúdo, para que se acostume com o bastidor, e nessa hora que você pode errar a vontade, pode ficar com vergonha, esquecer, gaguejar, não saber o que fazer com as mãos, é ai o momento de errar tudo que pode errar, pois o bastidor é o lugar de construção, é onde você vai jogar fora o que é inútil e atrapalha e vai valorizar aquilo que é bom e ficou bem feito e assim, quando for para o palco, já sabe o que deve fazer e não fazer. Esse artigo é um diamante que estou colocando nas suas mãos com esses conteúdos, e falo diamante em todos os sentidos inclusive de dinheiro que você tá perdendo por não saber se comunicar direito, porque prefere ficar na zona de conforto e se lamentando da vida porque não tem “jeito” pra nada, quem faz o jeito é você, com as ferramentas que são encontradas pelo caminho.
O bastidor é mais importante que o palco, isso funciona para o teatro, para um processo de oratória e para a sua vida, quando você coloca cada coisa no seu lugar os resultados aparecem, talvez não na rapidez que procuramos, mas tudo que vem fácil vai fácil, se está difícil alguma fase é porque vai valer a pena em algum momento, apenas não desista.
É hora de criar um compromisso com você, chega de desculpas, chega de se lamentar por perder oportunidades na vida, chega de arrumar culpados, como falta de tempo, falta de dinheiro, azar, falta de criatividade, excesso de medo, isso tudo está na sua cabeça, o responsável pela sua vitória ou pelo seu fracasso é unicamente você.
O que estou dizendo não é algo que ouvi falar, eu já senti na pele o que você sente, eu já perdi oportunidades que me arrependo até hoje e sei como dói, como machuca querer e não conseguir, e como machuca mais ainda saber que não conseguiu por culpa sua, de mais ninguém.
Pegue seu caderno de anotações, anote tudo, ideias, pensamentos, insights que com certeza a sua chave vai virar depois dessa decisão. Você investe dinheiro, confiança e principalmente seu tempo, que não dá para recuperar, 60 minutos que passam são 60 minutos que não voltam nunca mais, use com muita sabedoria, use para o seu crescimento, o que diferencia as pessoas incríveis das medíocres ou seja, que vivem na média, é o que elas fazem com as oportunidades que elas encontram, enxergar oportunidade todo mundo enxerga, o que faz os vencedores é a atitude que tomam diante da oportunidade percebida.
Quem nunca perdeu uma paquera, porque ficava só olhando, só ensaiando e de repente chegou outra pessoa e conquistou sua paquera e você ficou só chupando o dedo e vendo navios? Chega de perder oportunidades, chega de ser medíocre, é a hora de mostrar que você é muito mais do que achavam e do que você mesmo achava, aperte os cintos que agora não tem mais volta, o bastidor te chama, porque o palco te espera.
Siga Rodrigo Monsil no Instagram: @rodrigomonsil