No mês de março, o município de Joaquim Távora recebeu o projeto BiblioSesc, cujo objetivo é fomentar, nas comunidades desfavorecidas pela localização geográfica ou públicos específicos, o gosto pela leitura e a promoção do acesso à informação, buscando formar leitores e estimular a qualidade de vida por meio do conhecimento, além de instigar o pensamento crítico, a criatividade e o prazer pela leitura.
São unidades móveis adaptadas com estantes, transportam um acervo de 3,5 mil volumes criteriosamente selecionados e constantemente renovados. Nas estantes do veículo, o público encontra romances, clássicos, poesias, contos de fadas, histórias em quadrinhos, biografias, livros de culinária, dicionários, livros didáticos e até audiolivros. Além dessa oferta de livros, são realizadas ações para engajar os leitores, como clubes de leitura, bate-papos com autores, contação de histórias e atividades lúdicas, que reforçam o prazer de ler.
Cada local recebe duas visitas mensais, possibilitando empréstimos de livros com prazo de até 15 dias. Os leitores contam com profissionais capacitados, que auxiliam no atendimento sob a supervisão de um bibliotecário.
A BiblioSesc está localizada em frente à Estação, e prestará atendimento às segundas-feiras, quinzenalmente. O projeto irá permanecer no município até o mês de outubro.
Nesta segunda-feira (11), os alunos da Escola Municipal São Sebastião visitaram a biblioteca itinerante, podendo ler, emprestar livros, assistir e participar da contação de histórias realizadas pela equipe do projeto.