13°C 18°C
Jaguariaíva, PR
Publicidade

Qualidade do morango do Norte Pioneiro é reconhecida e abre novos mercados

INPI concedeu o selo de Indicação Geográfica de Procedência das frutas produzidas em Jaboti, Japira, Tomazina e Pinhalão

Por: Marcelo Aguiar Fonte: Redação
04/10/2022 às 16h25
Qualidade do morango do Norte Pioneiro é reconhecida e abre novos mercados
Foto: Divulgação.

Uma produção que é fonte de renda de muitas famílias e que vem crescendo aos longos dos anos, esse é o trabalho dos produtores de morango da região do Norte Pioneiro. A dedicação destas famílias para produzir uma fruta de excelência foi reconhecida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que concedeu o selo de Indicação Geográfica de Procedência a Associação Norte Velho dos Produtores Rurais (ANV) que conta com associados dos municípios de Jaboti, Japira, Pinhalão e Tomazina.

Para conseguir o reconhecimento da IG, são levados em consideração fatores como local de origem do produto, recursos naturais, solo, vegetação e clima, além do manejo único. Estes são aspectos que atribuem uma identidade própria a determinado produto, como é o caso do morango produzido no Norte Pioneiro. Na prática, são características que diferenciam o produto de outros similares disponíveis no mercado.

O processo de reconhecimento do morango produzido pela ANV vem sendo trabalhado há alguns anos e, nesta terça-feira (04), foi confirmado pelo INPI. A busca pelo reconhecimento da fruta contou com o apoio do Instituto de Desenvolvimento do Paraná (IDR), Emater, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Ministério da Agricultura, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Universidade Federal do Paraná, das prefeituras dos quatro municípios através das secretarias municipais de Agricultura e dos produtores que fazem parte da associação.

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Noberto Ortigara, comemorou a conquista. “Essa é mais uma das boas notícias que comprovam a força dos agricultores paranaenses. O Norte Pioneiro, que foi muito prejudicado com a grande geada de 1975 e a erradicação quase total do café, renasce com os cafés especiais, também reconhecidos com Indicação Geográfica, e com a produção de frutas, visto que a goiaba de Carlópolis igualmente tem IG”, disse.

O prefeito do município de Jaboti, município que recebeu neste ano o título de Capital Paranaense do Morango, destacou a importância da conquista. “Amanhecemos com uma ótima notícia que é a identificação geográfica do morango de nossa região. É algo que vem a agregar muitos benefícios para os produtores que fazem parte da associação”, comentou.

A Associação Norte Velho dos Produtores Rurais foi criada no ano de 2018 contra hoje com cerca de 28 produtores de morango que vem passando por diversos processo de capacitação que proporcionam um trabalho diferenciado para chegar a conquista da IG. “Neste processo vamos muito além de plantar e colher, sendo que um dos diferenciais é a busca pela sustentabilidade respeitando todas as normas municipais e estaduais para produção. Hoje utilizamos praticamente 100% de controle biológico nas plantações restringindo ao máximo possível o uso de produtos químicos. O respeito começa com o meio ambiente até chegar ao nossos clientes”, comentou Carlos Inácio, presidente da ANV.

Com o reconhecimento, a expectativa é que as frutas produzidas na região ganhem novos mercados tanto dentro quanto fora do Brasil aumentando assim a geração de emprego e renda para as famílias que vivem do cultivo do morango; assim como atrair novos associados para ANV.

Inácio destacou ainda o trabalho dos produtores para tornar o morango produzido na região do Norte Pioneiro algo único e diferenciado das frutas disponíveis no mercado. “Temos um clima em nossa região que é diferenciado de outras áreas onde os morangos são produzidos. Além disso, a experiência de mais de 20 anos de alguns produtores compartilhada entre os associados é um fator determinante para aumentar a qualidade do nosso produto. É preciso buscar por essa identidade, pois o mercado é muito competitivo e o consumidor busca por qualidade”, destacou.

 

NORTE PIONEIRO EM DESTAQUE

A produção de frutas e grãos na região do Norte Pioneiro vem recebendo grande destaque nos últimos anos e ganhando o mercado brasileiro e internacional. A Indicação geográfica do morango é a terceira para produtores da região que já recebeu o reconhecimento para os grãos de cafés especiais e também para as goiabas produzidas em Carlópolis.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.