O Grupo de Estudos e Pesquisa Atividade Física e Saúde (GEPAFS) desenvolve desde 2015 vários trabalhos em parcerias com as Secretarias de Educação, Cultura, Esportes e Saúde. Um deles é a realização nas escolas de três municípios do Norte Pioneiro, de um estudo longitudinal, que tem como objetivo primário classificar a composição corporal de crianças de 5 a 11 anos matriculadas nas escolas municipais.
As informações sobre comportamento da composição corporal das crianças, assim como a prevalência da obesidade e desnutrição infantil, embasam análises preventivas de cunho de saúde, sociais e culturais.
A obesidade infantil é um distúrbio inflamatório crônico multifatorial, que envolve causas genéticas, hormonais e de riscos adquiridos, como a má alimentação e o sedentarismo, caracterizada pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo. É considerada como um dos mais sérios problemas de saúde pública, e que vem aumentando consideravelmente em todas as camadas da sociedade brasileira. Desta forma, prevenir e amenizar os problemas que advém da obesidade infantil pode significar melhorar a qualidade de vida da futura geração.
Nesta terça-feira (20), foi iniciada a coleta em Jacarezinho, na Escola Vera Cecilia Lamim E M PROFAF- EF, sendo avaliadas 213 crianças, em parceria com as Secretárias de Educação, Cultura, Esportes e Saúde, e contando com a ajuda dos agentes comunitários de saúde da Equipe Posto Central.