Na semana passada, o município de Jacarezinho através do departamento de Turismo e um grupo de especialista deram início ao mapeamento geopaleontológico da zona rural da cidade.
As atividades foram dirigidas pelo paleontólogo Ariel Martini, o geólogo Aécio Rodrigues e o historiador Markus Selonk. A visita contou também com o apoio do Valdir Carapina, que guiou os pesquisadores pela região.
Durante a ocasião, os pesquisadores fizeram vários registros fotográficos e coletaram inúmeras amostras de rochas para análise. “Foi um trabalho extremamente produtivo. A região é muito rica de momentos geológicos diferentes, e com altíssimo potencial turístico. Existem pontos que são muito interessantes para pesquisa, e outros que a comunidade em geral deveria conhecer. Nós ainda analisaremos o material coletado, mas estamos bem animados”, explicou Ariel Martini.
A ideia da visita técnica surgiu após uma reunião entre o grupo e o Departamento de Turismo de Jacarezinho para discutir o potencial geopaleontológico do município. “O nosso trabalho, enquanto departamento é mapear e viabilizar novos potenciais turísticos para a cidade. Nesse sentido, entendemos que somar forças com o meio acadêmico e a comunidade local é fundamental. Sabemos do nosso potencial para o turismo rural, mas queremos trabalhar também o viés do turismo científico e de inovação. Acreditamos que estamos no caminho certo”, afirmou o diretor de Turismo, Fabiano Oliveira.