A Central de Comunicação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) anunciou nesta semana que, cinco municípios do Norte Pioneiro receberão, entre os dias 24 de agosto e 12 de setembro, a primeira edição do Conexão EnCena: Mostra de Teatro do Norte do Paraná.
Por meio do Programa de Desenvolvimento da Cultura da UENP, o Grupo Paiol Cia de Teatro e os alunos da turma dois do curso de Teatro do Instituto Federal do Campus de Jacarezinho levarão, respectivamente, as pesquisas cênicas “AM-950 Rádio Doçura” e “Aurora da minha vida” aos municípios de Bandeirantes, Cornélio Procópio, Guapirama, Santa Mariana e Jacarezinho.
A programação da Mostra teve nesta quarta-feira (24), em Jacarezinho, com a apresentação de “Autora da minha vida”, às 20h00, no Parque Universitário da UENP. No dia 1 de setembro, o Grupo Paiol se apresentará, às 10h00, no Campus Luiz Meneghel da UENP, em Bandeirantes, e às 19h00 em Cornélio Procópio, no Campus Universitário.
O mesmo grupo se apresentará no dia 9 de setembro, às 20h00, no Clube Municipal da cidade de Guapirama. A circulação do Grupo Paiol com “AM 950 - Rádio Doçura” termina com rodada dupla no município de Santa Mariana. No dia 11 de setembro, às 19h30, a Cia se apresentará no distrito Quinzópolis. No dia 12, no mesmo horário, no Espaço Cultura da cidade.
Segundo a organização, a Mostra Conexão EnCena visa contribuir com o processo de formação de plateia, promover a manutenção de espaços e equipamentos culturais, a manutenção de grupos instalados na região e movimentar a cena cultural da região. Os espetáculos são gratuitos e ocorrerão em espaços públicos abertos a toda a comunidade.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA CULTURA
A Universidade Estadual do Norte do Paraná, por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, lançou, no ano de 2021, o Programa de Desenvolvimento da Cultura da Região Norte do Paraná, que objetiva, dentre outros importantes aspectos: auxiliar o setor público na implementação de políticas públicas para a cultura que garantam a fruição e continuidade de projetos e programas culturais; fomentar a produção, circulação e recepção artística regional e movimentar a economia criativa local; potencializar a formação de público e o desenvolvimento de hábitos culturais por parte da população da região; impulsionar o turismo regional por meio da proposição de estratégias de fomento aos bens patrimoniais do Norte Pioneiro.
Na mesma direção, o Programa tem como público-alvo os artistas, fazedores e trabalhadores da cultura da região Norte do Paraná e dos municípios participantes do Projeto Angra Doce.