Publicidade

Após acidente, homem fala sobre experiência de quase morte

Após acidente, homem fala sobre experiência de quase morte

Por:
24/04/2018 às 18h48 Atualizada em 24/04/2018 às 21h48
Após acidente, homem fala sobre experiência de quase morte

Domingo, 19 de junho de 2016. Mais um dia normal na vida de Gilmar Inocêncio Alves Cruz. Terça-feira, 24 de abril de 2018, o mecânico de 36 anos concede uma entrevista à Folha Extra. Apesar de parecer tudo bem, por pouco o homem que ficou entre a vida e a morte não estaria aqui para contar sua história.

Gilmar foi vítima de um acidente que aconteceu por volta das 23h do dia 19 acerca de 200 metros de sua casa. “Foi um dia normal, eu jamais imaginava o que estava prestes a acontecer. Sai do trabalho e estava indo ao quiosque de um amigo comer um salgado quando minha moto foi atingida, aí ‘apagou’ tudo. Se eu não voltasse, acho que nem saberia que teria morrido”, relembra.

Ele ficou caído em meio a pista da PR-092 no trecho entre Wenceslau Braz e Siqueira Campos. “Este foi o primeiro momento em que fiquei entre a vida e a morte. Eu sei pelo que me contam, pelas fotos que mostraram, pois só me lembro de estar pilotando minha moto e depois acordar no hospital. Fiquei desacordado caído na pista, sorte que já estava perto do quiosque e alguns amigos pararam os carros e caminhões para não passarem em cima de mim”, contou.

O mecânico foi socorrido e encaminhado ao Hospital São Sebastião e, em seguida, transferido para Jacarezinho. “Aí foi a segunda vez que fiquei por um fio. Durante a queda, o capacete partiu ao meio e a pancada atingiu minha cabeça, ai tive alguns problemas. Meu pé quebrou e foi fratura exposta. Perdi bastante sangue e foram 15 dias internado”, explicou.

Já o destino de Thoni Eric dos Santos, 23 anos, que conduzia uma Honda/CBR 900RR, não foi o mesmo. Devido à gravidade do acidente, o rapaz de Arapoti chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital. “Eu estava devagar e cai perto da moto, já o rapaz da ‘CB’ foi parar a uns 50 metros do local da batida. Graças a Deus estou vivo, infelizmente ele não teve a mesma sorte”, conta Gilmar.

Orlando Noronha Carneiro, orador do Centro Espírita João Batista, em Wenceslau Braz, explanou sobre os relatos de pacientes que passaram pela chamada EQM (Experiência de Quase Morte). “São pessoas que estiveram em coma ou chegaram a perder os sinais vitais tendo de ser reanimadas. Elas falam da sensação de paz, ter visto seu corpo em uma mesa cirúrgica, conversar com parentes que já estão mortos entre uma infinidade de experiências. Este é o momento em que há uma não conexão do espírito com o mundo físico sensorial”, explica.

Ele reforça que, além do “misticismo”, o assunto é tão importante que vem ganhando cada vez mais espaço na área da ciência. “Um entre muitos exemplos são os estudos do psiquiatra norte americano Doutor Raymond A. Moody Júnior. Seus estudos desenvolvidos com centenas de pessoas que passaram pela EQM apresentam resultados impressionantes na riqueza e semelhança de detalhes narrados por pacientes sem nenhuma ligação entre si, reforçando que há vida após a morte”, comenta.

Noronha finaliza deixando uma reflexão. “Se o cérebro é a origem dos pensamentos e lembranças e ele para de funcionar, como as pessoas lembram destes detalhes quando voltam a vida? Quando não chegou o momento do desencarne, o espírito volta e traz suas experiências vivenciadas fora do corpo físico. Então, fica esta questão”, finaliza.

O primeiro equipamento entrou em operação em fevereiro deste ano, com investimento de R$ 972.510,28. Foto Prefeitura de Chapecó
TEMPOS DIFERENTES Há 5 dias

Tempestades de granizo no Paraná faz viralizar sistema antigranizo usado em Santa Catarina; funciona realmente?

Cidade de Chapecó já instalou três equipamentos para tentar reduzir danos provocados por pedras de gelo; investimento se aproxima de R$ 3 milhões

Samuel chegou à nova etapa após conquistar mais de 90 pontos em duas apresentações marcantes. Foto: Divulgação
BUSCANDO A VAGA Há 2 semanas

Talento de Arapoti, Samuel Neres volta ao palco do Canta Comigo Teen em busca de vaga na final

Jovem cantor de 13 anos, natural de Pinhalão e morador de Arapoti, participa do segundo episódio da semifinal nesta terça-feira (1º) e interpretará uma música de Elton John

Especialista no lançamento de disco, Vitor começou no atletismo quando tinha apenas 11 anos. Foto: Reprodução/Redes Sociais
TRILHANDO O FUTURO Há 4 semanas

Atleta que iniciou carreira em Jaguariaíva conquista bolsa para estudar e competir nos Estados Unidos

Aos 22 anos, Vitor Oliveira de Souza acumula 25 títulos estaduais, cinco medalhas em Brasileiros e duas convocações para representar o Brasil; agora, começa uma nova etapa da carreira nos EUA

Rafael conquistou a medalha de ouro na Maratona Tech, considerada a maior competição de tecnologia entre escolas do Brasil. Foto: Redes Sociais
RUMO AO MUNDIAL Há 2 meses

Estudante do Norte Pioneiro representará o Brasil em Olimpíada Mundial de Inteligência Artificial no Cazaquistão

Natural de uma das menores cidades do Norte Pioneiro do Paraná, Santa Amélia, Rafael Pulcinelli conquistou medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial e agora integra a seleção brasileira que disputará a competição mundial na Ásia

Samuel Neres Aguiar Ferreira. Foto: Arquivo Pessoal
HOJE AO VIVO Há 2 meses

Samuel Neres, semifinalista do Canta Comigo Teen será entrevistado ao vivo pela Folha nesta sexta-feira

Cantor de 13 anos falará sobre a repercussão da classificação, os bastidores do reality da Record e a preparação para a semifinal; transmissão começa às 19h nas redes sociais da Folha