Vinte anos de informação: conheça a história da Folha Extra

De edições mensais a notícia em tempo real, um dos jornais mais tradicionais da região continua levando informação com credibilidade e foco no que o leitor quer saber

Por: Da Redação Fonte: DA REDAÇÃO
29/09/2023 às 17h58
Vinte anos de informação: conheça a história da Folha Extra
Reportagem da Folha em meados de 2013 - Foto Arquivo Folha Extra

Os anos 2000 mil foram marcados pelo que se pode chamar de apresentação da tecnologia aos brasileiros. O período foi marcado pela expansão do acesso a serviços e aparelhos como conexão com a internet, computadores, celulares entre outros dispositivos que melhoraram o acesso das pessoas a informação que até então acaba sendo exclusividade de emissoras e rádios. Apesar disso, principalmente nas cidades do interior, estes canais de comunicação ainda estavam longe de chegar.

No município de Wenceslau Braz, no intuito de levar a informação de qualidade para os moradores, o empresário Alceu Oliveira de Almeida, juntamente com seu filho Alceu Oliveira de Almeida Júnior, tiveram a ideia de fundar um jornal impresso que pudesse levar notícias, entretenimento e informação em geral para os moradores de Wenceslau Braz e região. Assim, no dia 23 de setembro de 2023 nasce o Jornal do Paraná.

Continua após a publicidade

A edição impressa que passou a ser produzida mensalmente trouxe várias novidades para os leitores e também para os empresários da região que encontraram ali um canal para divulgar seus serviços. Os temas variavam entre assuntos gerais, entretenimento, política, notícias policiais entre outros temas relevantes para o momento.

Com o passar dos anos, o jornal foi sendo cada vez mais aprimorado. A equipe que, inicialmente, era formada por pai e filho que dividiam funções para o desenvolvimento do jornal, foi crescendo com novos colaboradores sendo agregados. Assim, a edição mensal passou a ser quinzenal, em seguida semanal até que em meados de 2007 o jornal impresso passa a contar com edições diárias.

No ano de 2008, seguindo a evolução no mundo jornalístico, o então Jornal do Paraná dá lugar a Folha Extra, uma nova marca, mas que seguiu prezando os princípios da ética, moral, credibilidade e o compromisso com a informação de qualidade. Nesta nova fase, uma das novidades foi a imersão da Folha no mundo digital quando, em 2010, é criado o portal de notícias folhaextra.com. Referência na área de informação, o portal foi ganhando cada vez mais leitores e, com um acesso cada vez maior por parte da população as tecnologias, atualmente concentra cerca de um milhão de visualizações mensais.

Continua após a publicidade

“Esses 20 anos de jornalismo, desde a primeira edição do Jornal do Paraná, em 2003, até a edição 3.000 da Folha Extra, foram uma jornada incrível e emocionante. Eu juntamente com meu Pai (Alceu), enfrentamos desafios, nos adaptamos às mudanças na indústria jornalística e comemoramos o impacto positivo na comunidade regional, inevitavelmente ocasionado por reportagens especiais. Cada edição, história e desafio moldaram nossa experiência, mantendo firme o nosso compromisso com a integridade jornalística. Somos gratos por fazer parte dessa história"

Com esse conjunto de fatores e reunindo uma equipe dedicada a informar a população do Norte Pioneiro, em 2013 a Folha conquistou 14 das 20 categorias em disputa que lhe renderam o Troféu Araucária, um dos maiores reconhecimentos na área do jornalismo paranaense.

Além de prêmios, o compromisso com o jornalismo imparcial que preza pela verdade levou a Folha Extra a filiação junto a Associação dos Diários do Interior. Outra curiosidade é que a Folha é um dos poucos jornais do Paraná que mantém edições impressas diárias que, além de informação e entretenimento, também levam aos leitores dados importantes sobre o uso do dinheiro público por parte das prefeituras associadas com a publicação de editais, documentos que apresentam relatórios, avisos de licitações e pregões, ou seja, o dia a dia do Poder Público para que a população possa acompanhar de perto.

Na atualidade, a Folha segue de olho nas tecnologias que podem ser utilizadas para levar a informação cada vez para mais próximo da população. Além do jornal impresso e do portal de notícias, a Folha também está presente nas redes sociais através do @folhaextra. Os PodCast da Folha também são uma forma de transmitir a informação sobre diversos assuntos de maneira divertida, descontraída e irreverente. É a Folha trabalhando para estar cada vez mais perto dos leitores e expectadores.

Continua após a publicidade

Alceu Júnior, atual responsável pelo Jornal Folha Extra, falou sobre o início deste trabalho e as duas décadas de história. “Esses 20 anos de jornalismo, desde a primeira edição do Jornal do Paraná, em 2003, até a edição 3.000 da Folha Extra, foram uma jornada incrível e emocionante. Eu juntamente com meu Pai (Alceu), enfrentamos desafios, nos adaptamos às mudanças na indústria jornalística e comemoramos o impacto positivo na comunidade regional, inevitavelmente ocasionado por reportagens especiais. Cada edição, história e desafio moldaram nossa experiência, mantendo firme o nosso compromisso com a integridade jornalística. Somos gratos por fazer parte dessa história", comentou.

Um jornal antenado ao que acontece no Brasil e no mundo, mas mantendo o foco principal em tudo aquilo que acontece no Norte Pioneiro. Assim, a Folha Extra chega aos seus 20 anos de história valorizando os aprendizados do passado e com foco no futuro buscando sempre informar a população com objetividade, clareza e veracidade dos fatos.

Especialista no lançamento de disco, Vitor começou no atletismo quando tinha apenas 11 anos. Foto: Reprodução/Redes Sociais
TRILHANDO O FUTURO Há 1 semana

Atleta que iniciou carreira em Jaguariaíva conquista bolsa para estudar e competir nos Estados Unidos

Aos 22 anos, Vitor Oliveira de Souza acumula 25 títulos estaduais, cinco medalhas em Brasileiros e duas convocações para representar o Brasil; agora, começa uma nova etapa da carreira nos EUA

Rafael conquistou a medalha de ouro na Maratona Tech, considerada a maior competição de tecnologia entre escolas do Brasil. Foto: Redes Sociais
RUMO AO MUNDIAL Há 4 semanas

Estudante do Norte Pioneiro representará o Brasil em Olimpíada Mundial de Inteligência Artificial no Cazaquistão

Natural de uma das menores cidades do Norte Pioneiro do Paraná, Santa Amélia, Rafael Pulcinelli conquistou medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial e agora integra a seleção brasileira que disputará a competição mundial na Ásia

Samuel Neres Aguiar Ferreira. Foto: Arquivo Pessoal
HOJE AO VIVO Há 1 mês

Samuel Neres, semifinalista do Canta Comigo Teen será entrevistado ao vivo pela Folha nesta sexta-feira

Cantor de 13 anos falará sobre a repercussão da classificação, os bastidores do reality da Record e a preparação para a semifinal; transmissão começa às 19h nas redes sociais da Folha

Samuel Neres Aguiar Ferreira em apresentação nesta terça-feira (21). Foto: Arquivo Pessoal
JOVEM TALENTO Há 1 mês

De Arapoti para o Brasil: Samuel Neres encanta jurados e avança à semifinal do Canta Comigo Teen

Natural de Pinhalão e morador de Arapoti, cantor de 13 anos, conquistou mais de 90 pontos ao interpretar sucessos de Michael Jackson e Queen, garantindo vaga entre os semifinalistas do reality musical da Record

Diversas casas e comércios foram inundadas em Tomazina em 2010. Foto: Everson Bressan/AEN
16 ANOS DEPOIS Há 1 mês

El Niño reacende temor de enchentes 16 anos após Rio das Cinzas devastar Tomazina

Fenômeno começa a mudar o clima brasileiro a partir desta quinta-feira (16) e promete ser um dos mais fortes já registrados; tragédia de 2010 aconteceu durante outro El Niño forte