
DA REDAÇÃO - FOLHA EXTRA
WENCESLAU BRAZ - A Associação de Mães de Autistas de Wenceslau Braz e Região (AMA) comemora, no próximo dia 1º de agosto, dois anos de atuação dedicados ao acolhimento de famílias e à promoção de atendimentos especializados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para celebrar a data, a entidade realizará um Festival de Doces, a partir das 9h, na sede da associação, localizada em anexo ao Terminal Rodoviário. Toda a renda arrecadada será destinada à manutenção dos projetos desenvolvidos pela instituição.
Além de marcar o aniversário da AMA, o evento também representa uma importante fonte de recursos para manter os serviços oferecidos gratuitamente às famílias atendidas. O cardápio contará com doces artesanais, como cupcakes, pudins, mousse de maracujá, palha italiana, brigadeiros e outras opções, comercializados a preços populares.
Segundo a madrinha da associação, Aline Marotto, os dois primeiros anos da entidade foram marcados por conquistas significativas. "Foram dois anos de muito trabalho e investimentos no acolhimento das famílias e nas terapias para as crianças. Com o apoio do Poder Executivo, do Legislativo, das famílias associadas e da sociedade, estamos fazendo a diferença na vida das pessoas autistas", afirma.
De acordo com Aline, mais de R$ 300 mil já foram investidos na causa, por meio de parcerias com o poder público, doações e eventos beneficentes promovidos pela própria associação.
"Nossos doces são referência de sabor e qualidade. São feitos com muito amor e carinho pelas mães atípicas e contribuem de forma significativa para custear as despesas mensais da associação", destaca Aline.
Atualmente, a AMA reúne mais de 180 famílias dos três municípios atendidos pela instituição e oferece todos os serviços de forma gratuita. A gestão administrativa é realizada por mães voluntárias, enquanto os atendimentos são conduzidos por uma equipe técnica formada por psicóloga, fonoaudióloga, psicopedagoga, nutricionista e assistente social.
Juntas, essas profissionais já realizaram mais de 2.500 atendimentos especializados, entre acompanhamentos individuais e atividades em grupo. Um dos destaques é o grupo de habilidades sociais voltado às crianças com TEA, considerado um dos principais projetos desenvolvidos pela entidade.
"Nossos profissionais são especialistas e participam de supervisões técnicas semanais, garantindo um atendimento cada vez mais qualificado às famílias", ressalta Aline.
Além dos atendimentos, a AMA também tem investido em ações de conscientização sobre o autismo por meio de palestras, fóruns, reuniões, entrevistas em rádios, jornais, podcasts e outras iniciativas voltadas à disseminação de informação de qualidade.
Com o lema "Acolher, incluir e transformar", a associação celebra dois anos consolidando-se como referência regional no atendimento às pessoas com autismo e convida a comunidade a participar do Festival de Doces, contribuindo diretamente para a continuidade desse trabalho.