
DA REDAÇÃO/AEN - FOLHA EXTRA
SIQUEIRA CAMPOS – Em meio a mais de 16 mil redações produzidas por estudantes de todas as regiões do Paraná, uma jovem de Siqueira Campos conquistou um feito que coloca o Norte Pioneiro em destaque nacional. Aos 15 anos, Isadora Fagundes dos Passos, aluna da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Professora Maria Aparecida Chuery Salcedo, foi selecionada para representar o Paraná no Programa Jovem Senador 2026.
A conquista garante à estudante uma experiência única em Brasília, onde ela participará da Semana de Vivência Legislativa, promovida pelo Senado Federal entre os dias 17 e 21 de agosto. Durante o evento, Isadora irá acompanhar de perto o funcionamento do Congresso Nacional, participar de debates, integrar comissões temáticas e vivenciar, na prática, a rotina do Poder Legislativo brasileiro.
O resultado tem um peso ainda maior diante da concorrência. Nesta edição do programa, foram produzidas 16.448 redações por estudantes de 410 escolas estaduais pertencentes aos 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná. Apesar do grande número de participantes, apenas uma redação foi escolhida para representar o Estado na etapa nacional.
A vaga foi conquistada graças ao texto desenvolvido por Isadora sobre o tema “Democracia nas redes sociais: como construir um debate saudável”. Na redação, a estudante apresentou uma reflexão sobre os desafios da convivência democrática no ambiente digital, defendendo maior transparência nos algoritmos das plataformas e o fortalecimento da educação voltada à cidadania digital.
Para construir sua argumentação, a jovem buscou inspiração em um universo que a acompanha desde a infância: a mitologia grega. “Me inspirei no meu livro de infância favorito, sobre mitologia grega, para fazer a alusão histórica”, explicou a estudante.
No texto, Isadora estabelece uma comparação entre a Ágora da Grécia Antiga, espaço destinado ao diálogo e à participação dos cidadãos, e as redes sociais atuais. Segundo ela, embora as plataformas digitais tenham ampliado as possibilidades de participação da população nos debates públicos, fatores como a formação de bolhas de opinião e a falta de letramento digital acabam dificultando a construção de um ambiente democrático saudável.
A conquista foi celebrada nesta quinta-feira (25), quando uma comitiva da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) esteve em Siqueira Campos para realizar a entrega simbólica do resultado. A visita reuniu a estudante, familiares, professores e representantes da escola em um momento marcado pela emoção e pelo orgulho.
Ao lado da aluna, também foi homenageada a professora orientadora Marisa do Rocio Evangelista Simões, responsável por acompanhar o desenvolvimento da redação vencedora.
“É um orgulho. Mostra que estou no caminho certo, fazendo o que tem que ser feito”, afirmou a educadora. Segundo ela, um dos maiores objetivos sempre foi incentivar os estudantes a acreditarem em seu potencial.
“Mostrar que todos têm a capacidade de ganhar. Foi isso que me motivou”, destacou.
O reconhecimento também foi celebrado pela Secretaria de Estado da Educação. Para a coordenadora dos programas especiais da Seed-PR, Adriana Rigon Wille, o resultado evidencia a qualidade do trabalho realizado pelas escolas públicas paranaenses.
“A conquista da estudante evidencia o talento, a dedicação e o potencial dos estudantes da rede estadual. Também destaca a força do pensamento crítico nas escolas públicas e demonstra que a juventude paranaense está preparada para debater o futuro da democracia e representar o Paraná com excelência em Brasília”, ressaltou.
Para Isadora, a notícia representa a realização de um sonho construído com dedicação, estudo e persistência.
“Estou me sentindo muito feliz e realizada em saber que toda dedicação e esforço valeu a pena e que meu sonho foi realizado”, disse a estudante.
“Espero adquirir muito conhecimento, conhecer novas pessoas e que possa fazer a diferença durante esse período.”
A emoção também tomou conta da família. A mãe da estudante, Ariane Fernandes, afirmou que o orgulho pela filha se mistura à ansiedade pela viagem.
“Ela é uma menina muito especial, dedicada, empenha-se em tudo que faz e é muito merecedora de ganhar esse concurso. Estou ansiosa com a viagem, mas sei que isso proporcionará muito mais oportunidades para ela no futuro”, afirmou.
Durante a programação em Brasília, os 27 jovens selecionados, um representante de cada estado e do Distrito Federal, atuarão simbolicamente como senadores. Eles participarão de debates, oficinas, atividades formativas e simulações legislativas, além de elaborar propostas que poderão ser encaminhadas ao Senado Federal.