Publicidade

Norte Pioneiro enfrenta crise com escorpiões: três mortes e mais de 5 mil animais capturados

Região registra aumento de 28% nos casos de picadas em relação ao ano passado e autoridades intensificam operação para controlar infestação

Por: DAVI MARTINS Fonte: DA REDAÇÃO
17/11/2025 às 10h28 Atualizada em 17/11/2025 às 10h33
Norte Pioneiro enfrenta crise com escorpiões: três mortes e mais de 5 mil animais capturados
Desde o início da operação, no final de agosto, já foram capturados 5.070 escorpiões. Foto: 19ª Regional de Saúde

DA REDAÇÃO - FOLHA EXTRA

O Norte Pioneiro vive uma situação alarmante com uma infestação de escorpiões. Desde o início do ano, a região já registrou 419 casos de picadas, um aumento de 28% em relação a todo o ano passado. Três mortes - duas crianças e um adolescente - reforçam o alerta sobre o risco desses animais para os moradores.

Força-tarefa intensifica combate

Diante do avanço do problema, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) intensificou uma força-tarefa nos municípios que compõem a 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho. Desde o início da operação, no final de agosto, já foram capturados 5.070 escorpiões. O primeiro balanço, divulgado há três semanas, apontava 3.399 animais recolhidos até o fim de outubro. Nos dias seguintes, mais 1.731 foram capturados, reforçando a dimensão da infestação.

As ações têm acontecido de forma coordenada com as prefeituras da região, abrangendo os municípios de Cambará, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Jacarezinho, Pinhalão, Ribeirão Claro, Salto do Itararé, Santana do Itararé, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz. Nas últimas três semanas, equipes realizaram incursões em diversas áreas para localizar e capturar os escorpiões, especialmente em locais com entulhos e lixo, onde esses animais se escondem durante o dia.

O dado mais preocupante é que as três mortes registradas no Paraná neste ano ocorreram todas na região do Norte Pioneiro. Foto: 19ª Regional de Saúde

 

Segundo o secretário estadual da Saúde em exercício, César Neves, a prioridade é evitar novas mortes. “A Secretaria da Saúde tem dado atenção total e orientado toda a estrutura para que os esforços possam evitar que novas tragédias aconteçam por picadas de escorpião”, afirma. Ele também reforça que a população tem papel fundamental no combate ao avanço do animal. “Evitar entulhos e manter o ambiente limpo são medidas essenciais para reduzir o risco dentro das casas”, destaca.

Três mortes em menos de um mês

O dado mais preocupante é que as três mortes registradas no Paraná neste ano ocorreram todas na região do Norte Pioneiro.

A primeira vítima foi Bernardo Gomes de Oliveira, de apenas 3 anos, em Cambará, que morreu após ser picado ao calçar um tênis. Menos de dez dias depois, em Jacarezinho, Helena Gabrielly, de 4 anos, faleceu dois dias após ser picada enquanto brincava dentro de casa. Por fim, Thaygo Henrique Bara Milani, de 12 anos, morreu em Cambará após tentar pegar um brinquedo que caiu atrás do sofá no Dia das Crianças.

Cuidados essenciais dentro de casa

O perfil das ocorrências reforça a necessidade de atenção redobrada dentro de casa. Os escorpiões se escondem durante o dia e saem à noite em busca de alimento. Por isso, a Sesa recomenda manter quintais, terrenos e residências sempre limpos, evitando entulhos, restos de construção e objetos sem uso. É importante também tampar frestas em paredes, ralos e caixas de gordura, instalar telas em aberturas e grelhas nos ralos, além de afastar móveis e berços das paredes.

Outros cuidados incluem examinar roupas, calçados, toalhas e lençóis antes de usar, especialmente itens guardados no chão ou em locais pouco movimentados. Luvas e calçados devem ser usados ao mexer em jardins ou áreas de risco. Vedantes em portas e janelas, além de cuidados com frestas em forros e assoalhos, podem dificultar a entrada dos animais.

A Sesa alerta que inseticidas domésticos não são eficazes contra escorpiões e podem até espalhá-los, reforçando que a medida mais eficaz continua sendo a eliminação de fontes de alimento, como baratas, aliada à limpeza constante e ao armazenamento correto do lixo.

Alerta à população

Com os casos crescendo e a letalidade entre crianças e adolescentes, a atenção das autoridades e da população torna-se urgente para controlar a infestação e prevenir novas tragédias no Norte Pioneiro. A colaboração dos moradores é decisiva: a limpeza, o armazenamento correto de objetos e a vigilância dentro de casa podem salvar vidas.

Imagem Ilustrativa. Foto: Kainan Lucas/ Ric RECORD.
ALERTA MÁXIMO Há 6 dias

Mesmo com sol, Wenceslau Braz e região seguem em alerta vermelho nesta sexta-feira

Região do Norte Pioneiro está sob três alertas do INMET; aviso mais severo prevê chuva acima de 100 mm, ventos superiores a 100 km/h e granizo

Imagem Ilustrativa. Foto: Reprodução/Internet
ALERTA MÁXIMO Há 7 dias

Wenceslau Braz e região entram em alerta vermelho para tempestades com ventos acima de 100 km/h

Alerta de nível máximo emitido pelo INMET prevê chuva superior a 60 mm por hora, acumulados acima de 100 mm e queda de granizo nesta quinta-feira (10); alerta inclui todo o Norte Pioneiro

Um dos pontos mais afetados pelo temporal em Wenceslau Braz foi a Avenida Avelino Vieira, uma das principais vias da cidade. Foto Redes Sociais
SEGUNDO DIA SEGUIDO Há 2 semanas

Temporal arranca árvores, interdita avenida e deixa bairros sem energia em Wenceslau Braz

Fortes rajadas de vento atingiram Wenceslau Braz na noite desta segunda-feira (31), derrubaram árvores na Avenida Avelino Vieira e provocaram falta de energia em diferentes regiões da cidade

Marcos Barbosa foi condenado a 18 anos de prisão em novo júri. Foto: Reprodução/Tribunal do Júri de Wenceslau Braz
NOVE ANOS NA JUSTIÇA Há 4 semanas

Crime de 2017 termina com ex-policial militar condenado a 18 anos por matar jovem em Santana do Itararé

Adinan de Oliveira lutou pela vida durante 11 dias após ser brutalmente agredido por dois homens; caso já havia sido julgado em 2019, mas uma reviravolta no STJ levou um dos acusados novamente ao banco dos réus e terminou em nova condenação

Foto: Lucas Fermin/SEED
VAGAS ABERTAS Há 1 mês

PSS da Educação abre oportunidades para professores em Wenceslau Braz e região

Processo seletivo prevê mais de 30 mil contratações em todo o Paraná, com vagas nos 32 Núcleos Regionais de Educação; salários chegam a R$ 6,9 mil