A secretaria municipal de Saúde de Japira sob gerenciamento da Coordenação do Programa municipal de Combate à dengue e Vigilância Epidemiológica, divulgou três casos suspeitos de Dengue no município.
A prefeitura pede a colaboração da população japirense, para redobrar a atenção no combate à dengue neste período de chuva, vistoriando suas residências e quintais toda semana e, principalmente, atentar-se ao cuidado com armazenamento de água da chuva.
Conforme a equipe de Vigilância Sanitária, os cuidados básicos devem ser prioridade nesse momento. É necessário manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia; guardar garrafas com a boca virada para baixo; limpar sempre as calhas dos canos; não jogar lixo em terrenos baldios; colocar o lixo sempre em sacos fechados; manter baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados; deixar pneus ao abrigo da chuva e da água; eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados; furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água; lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.
No momento da coleta da água, o mosquito deposita os ovos e pode se manter assim até um ano, mesmo com o local seco. Após esse período, mesmo bem vedado, acontece a proliferação.
Por isso, esses cuidados são de extrema importância. Conforme a secretaria municipal de Saúde, os riscos do armazenamento incluem o fato de que o ciclo do mosquito pode ser adiantado em três dias se houver ovos.
Sensação
Vento
Umidade