Publicidade

Prefeitura de Japira anuncia casos suspeitos de Dengue no município

Até o momento três pessoas apresentam sintomas específicos da doença

Por: Fonte: Redação
12/04/2022 às 11h22 Atualizada em 12/04/2022 às 11h38
Prefeitura de Japira anuncia casos suspeitos de Dengue no município
Foto: Ilustrativa.

A secretaria municipal de Saúde de Japira sob gerenciamento da Coordenação do Programa municipal de Combate à dengue e Vigilância Epidemiológica, divulgou três casos suspeitos de Dengue no município.

A prefeitura pede a colaboração da população japirense, para redobrar a atenção no combate à dengue neste período de chuva, vistoriando suas residências e quintais toda semana e, principalmente, atentar-se ao cuidado com armazenamento de água da chuva.

Continua após a publicidade

Conforme a equipe de Vigilância Sanitária, os cuidados básicos devem ser prioridade nesse momento. É necessário manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia; guardar garrafas com a boca virada para baixo; limpar sempre as calhas dos canos; não jogar lixo em terrenos baldios; colocar o lixo sempre em sacos fechados; manter baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados; deixar pneus ao abrigo da chuva e da água; eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados; furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água; lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.

CICLO DO MOSQUITO

No momento da coleta da água, o mosquito deposita os ovos e pode se manter assim até um ano, mesmo com o local seco. Após esse período, mesmo bem vedado, acontece a proliferação.

Por isso, esses cuidados são de extrema importância. Conforme a secretaria municipal de Saúde, os riscos do armazenamento incluem o fato de que o ciclo do mosquito pode ser adiantado em três dias se houver ovos.

Continua após a publicidade